Projeto Maria da Penha vai às escolas é sugestão de Nô

O vereador José Maria Caetano de Souza – Nô (DEM) sugeriu ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Educação, a adesão do projeto ‘Maria da Penha vai às Escolas’, projeto que integra a Rede de Educação da Subsecretaria de Direitos Humanos e tem por objetivo despertar nos estudantes o interesse sobre as questões ligadas a este assunto, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher.

O Projeto “Maria da Penha vai às escolas” apóia-se na crença, cada vez mais firme, de que a escola é o lugar capaz de fazer a diferença no combate a todas as formas de violência praticadas, especialmente, contra o público com maior vulnerabilidade social e individual (mulheres, idosos, homossexuais, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, entre outros), na construção de uma cultura de paz. Nesse sentido foi criado o gibi: “As Marias em: Maria da Penha vai às escolas”, material didático que aborda de maneira lúdica a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres, visando contribuir para a incorporação de valores necessários ao pleno desenvolvimento dos estudantes como cidadãos engajados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“O projeto contempla também sugestões de atividades sugeridas ao professor para a utilização do gibi em turmas do ensino fundamental e médio. O objetivo é promover a reflexão e o debate crítico sobre a violência contra a mulher e os meios para combatê-la. Assim, outras atividades e projetos com base no gibi podem ser desenvolvidos, a critério do professor, contribuindo assim para o aprimoramento desse material”, salientou Nô.

Pista de caminhada, atletismo e ciclovia

Também de autoria do vereador Nô, foi aprovada indicação ao Executivo Municipal, com cópia à Secretaria de Infraestrutura, solicitando a ampliação da Avenida Lourival Barbosa até a BR-163, com pista de caminhada, atletismo e ciclovia.

Mais segurança, comodidade e bem-estar: estes são alguns dos benefícios que os munícipes pedem através das benfeitorias citadas acima, onde os moradores terão a oportunidade de prática esportiva como atividade social, de manutenção e promoção de saúde ou como forma de ocupar seu tempo livre.

“O lazer e a prática esportiva representam um direito do cidadão, constante tanto na Constituição Federal, como na Lei Orgânica Municipal e que é dever do estado – neste caso, o município –  oferecer locais adequados a estas práticas, garantido que o pedestre e o ciclista também tenham seu espaço”, encerrou o vereador.