Projeto de Lei visa incentivar plantio de árvores frutíferas na cidade

De autoria do vereador Carlos Roberto Segatto (Tucura) – PTB, foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do “Projeto Pomar Urbano” em áreas públicas do Município de Rio Brilhante, e dá outras providências.

O “Pomar Urbano” tem como objetivo o plantio ou reposição de árvores de espécies frutíferas em áreas públicas do Município de Rio Brilhante.

O plantio será feito com as espécies frutíferas que forem mais adequadas a cada lugar, objetivando atender aos programas de manutenção e ampliação de áreas verdes no município. Será também incentivado o plantio de árvores frutíferas em áreas e terrenos pertencentes a particulares.

A implementação do projeto se dará preferencialmente nos parques urbanos, nas áreas livres e ociosas das escolas da rede municipal de ensino, praças e demais áreas verdes da cidade, a critério do Poder Executivo. As árvores existentes nos logradouros públicos serão mantidas, porém, quando necessitarem de replantio a substituição será, preferencialmente, por espécies frutíferas.

De acordo com a justificativa do vereador, o presente Projeto de Lei tem como finalidade o plantio e a reposição de arvores frutíferas nas áreas nas áreas públicas do Município de Rio Brilhante. Trata-se além de uma ação prática, pois detém um cunho ambiental que visa conscientizar a população, inclusive estudantes, da necessidade de buscarem ações de cidadania, preservando e conservando também o ambiente em que vivem.

A arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos e a proposta vem agregar valores ao espaço urbano da cidade, pois o plantio de árvores frutíferas é uma maneira prática de se trabalhar conceitos ambientais e promover a socialização, levando os cidadãos à conscientização sobre questões ambientais como a alimentação, preservação, aproveitamento dos espaços vazios para aumentar a produção de frutas. É importante que se possa perceber o impacto positivo que este projeto de lei apresenta através dos resultados que poderão ser apresentados.

Assessoria de Comunicação – CMRB