Projeto de Lei do vereador Adailton institui Semana de Prevenção contra crueldade à animais

Foi aprovado em segunda votação na sessão ordinária de segunda-feira, 15, o projeto de lei proposto pelo vereador Adailton Lima (PV) que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate à crueldade contra os animais, no calendário do município de Rio Brilhante.

O objetivo da lei é conscientizar a população e orientar sobre os maus tratos que são cometidos contra animais. A necessidade de se conscientizar os cidadãos do dever de se respeitar os animais é urgente, pois casos de maus-tratos em Rio Brilhante vêm acontecendo com freqüência.

A crueldade contra os animais também é vista nos casos de envenenamento: de tempos em tempos aparecem notícias de cães e gatos domésticos ou que vivem nas ruas e que aparecem mortos misteriosamente.

Um caso recente ocorrido em 10 de janeiro deste ano chocou a população. Uma crueldade com animais que gerou muita revolta nas pessoas que se manifestaram nas redes sociais,  indignadas com os três cachorros mortos com golpes de faca, um deles  decapitado, outro teve partes do corpo separado e a faca ficou cravada na cabeça de um terceiro, crime cometido por um jovem de 18 anos morador da cidade.

Outro caso de maus tratos aconteceu também no início de janeiro quando um cachorro foi encontrado no Bairro Pró Moradia XV com a boca amarrada com fita adesiva. O animal foi encaminhado para a Associação Amiga do Mundo Animal de Rio Brilhante – AAMAR, porém,  não resistiu  e acabou morrendo apesar dos esforços feitos pelos voluntários e a médica veterinária.

Trata-se, portanto, de um assunto extremamente importante: ao se instituir a semana de Prevenção da Crueldade Contra os Animais, estar chamando a atenção da sociedade para a necessidade de se denunciar maus tratos, de se cuidar de todos os nossos animais.

As ações serão realizadas todos os anos na ultima semana do mês de abril devido ser nesse mês de combate a crueldade. O Projeto foi encaminhado ao Poder Executivo para sanção do prefeito e posterior publicação.

Assessoria de comunicação – CMRB