Professor José Antônio recebe Moção de Congratulação

Indicação é de autoria do vereador Gi

100_4830

O Professor José Antônio da Silva recebeu na noite de segunda-feira, 09, Moção de Congratulação, de autoria do vereador Giancarlo Mariano da Rocha – Gi (PPS),  pelos 33 anos de serviços prestados na área da Educação como professor de Educação Física.

Na oportunidade os vereadores se manifestaram favoráveis à homenagem, que foi destacada pelos parlamentares como de grande merecimento, comprovado pelo desempenho do professor durante os anos dedicados  no desenvolvimento da diversificação esportiva junto aos jovens no município.

Em seu pronunciamento o vereador Gi disse que “é motivo de orgulho apresentar esta Moção de Congratulação ao Professor Zé por entender que o mesmo teve uma participação muito importante no crescimento e diversificação do esporte de quadra em nosso município, pois foi a partir de sua chegada que os esportes nas modalidades de basquete, handebol, vôlei e futsal se desenvolveram com mais sucesso, já que até então os alunos e os desportistas praticavam quase que somente o futebol de campo”, ressaltou o vereador.

Representando os ex-alunos, o hoje também professor de Educação Física, Robson Aguilera destacou o “mestre” como um exemplo a ser seguido.

Zé Antônio recebeu uma placa comemorativa e usou a tribuna para agradecer a homenagem. “Quero agradecer a esta Casa de Leis pelo trabalho que faz pela nossa sociedade e ao vereador Gi pela Moção. E digo a todos, independente da profissão, que é preciso ter amor e dedicação naquilo que você faz e fé em Deus que você consegue”.

Conheça a trajetória do professor: José Antonio da Silva, conhecido como “Zé Boneca”, nasceu em Sales – SP no dia 08 de agosto 1953, filho de João Jerônimo da Silva e Idalina Gouvêa da Silva. Cursou Licenciatura em Educação Física na Escola Superior de Educação Física e Desportos no ano de 1976 em Catanduva –SP.  Em abril de 1977 deixou o Estado de São Paulo e veio para Rio Brilhante – MS, sendo o primeiro Professor de Educação Física habilitado a trabalhar no município.

Em 1986 casou-se com Madalena Bortoloto, de quem inclusive  foi professor. Madalena é também professora aposentada. Dessa união nasceram três filhas: Estela Maris, Heloisa e Larissa. O Professor Zé é avô de uma neta , Giovana.

Sempre trabalhou como Professor de Educação Física efetivado na Escola Estadual Fernando Correa da Costa até alcançar a sua merecida aposentadoria.   No início da década de 80 foi Preparador Físico e Auxiliar Técnico do E. C. Águia Negra. Na época o time ainda era amador, mas já começava a ganhar notoriedade no Estado pelas conquistas de campeonatos regionais; foi instrutor da fanfarra da Escola Fernando Correa da Costa por muitos anos e da Fanfarra Municipal que se apresentava  em eventos escolares e desfiles cívicos de Rio Brilhante e cidades vizinhas; atuou também no Seminário Santo Antônio e em várias escolas do município.

Após sua aposentadoria, foi convidado para trabalhar como técnico na escolinha de base da FUNCERB (Fundação de Cultura Esporte e Lazer), nas modalidades de Basquetebol, Futsal e Voleibol, onde fez um brilhante trabalho nos anos de 2007 a 2012.

Dentre as conquistas esportivas em sua carreira, destacam-se: primeiro campeão geral do JERB (Jogos Escolares de Rio Brilhante) pela Escola Estadual Fernando Correa da Costa, sendo posteriormente campeão do mesmo JERB por vários anos consecutivos na década de 1980; 3° colocado no Campeonato Estadual de Voleibol – JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) 1993 em Corumbá – MS; campeão regional de Futsal com a EE Fernando Correa da Costa em 1995 na cidade de Itaporã – MS; vice-campeão estadual de Basquetebol no JEMS no ano 1996 em Nova Andradina – MS;  3° colocado estadual em atletismo na modalidade de Arremesso de Dardo no ano de 1997 em Campo Grande – MS. Participou também de vários campeonatos estaduais nas modalidades de Xadrez e Tênis de Mesa.