ONG (Grupo Onça Pintada) realiza atendimento em Rio Brilhante

No último final de semana a cidade de Rio Brilhante foi contemplada com a visita da (ONG) Grupo Onça Pintada, programa de prevenção e combate ao câncer de mama. De acordo com dados da equipe organizadora, foram realizados mais de 185 atendimentos, com 74 ultrassonografias, 85 pedidos de mamografias e 2 encaminhamentos para exame de mastologista

A ação, foi promovida pelo vereador Marlos Augusto Joris – PR e a vereadora Tânia Mara Martins Cerveira de Castro – PTB , contando com a parceria do Grupo apoiado pelo Deputado Estadual Paulo Corrêa, da Câmara Municipal e  da Prefeitura Municipal através das secretárias de Saúde e Assistência Social.

Na sexta-feira, (8), a equipe esteve prestando atendimento às mulheres do Distrito de Prudêncio Thomaz, onde 70 atendimentos foram realizados, a ação aconteceu no Posto de Saúde do distrito. No sábado (9) a caravana fez durante todo o dia atendimentos as mulheres da sede do município. Pela manhã houve palestra sobre a necessidade do autoexame da mama, após, aconteceu os atendimentos feitos pela Doutora Vanessa Malves ultrassonografista e pela coordenadora da ONG, Sra Maria Filartiga.

Para o 1º secretário do Legislativo rio-brilhantense, Vereador Marlos Joris, “ações como esta, do Grupo Onça Pintada, são de fundamental importância, parabenizamos o deputado Paulo Corrêa por este brilhante trabalho realizado em do estado de Mato Grosso do Sul, em especial aos lugares mais de difícil acesso. O trabalho feito preventivamente pode evitar o sofrimento causado pelo câncer, que, quando tratado logo no início, tem cura. Importante ressaltar que todo este atendimento é totalmente gratuito” disse Marlão.

A vereadora Tânia, uma das autoras do requerimento, expressou sua satisfação, “para mim é um orgulho imenso, não só como parlamentar, mas como ser humano, poder estar contribuindo um pouco com a saúde e bem estar das pessoas. Isso só foi possível, graças a parceria da Câmara de vereadores, na pessoa do seu Presidente José Maria Caetano (Nô), Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde e Assistência Social e o Grupo Onça Pintada com apoio do deputado estadual Paulo Corrêa,” assinalou a vereadora.

Ao final da ação, os vereadores;Marlão e Tânia, agradeceram a colaboração de todos os voluntários, “se não fosse à ajuda de vocês seria impossível realizarmos esta ação tão importante, ao povo do nosso distrito que nos receberam tão bem, as mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer, as secretárias municipais, servidoras do Legislativo, em nome da população rio-brilhantense, nosso muito obrigado”.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira

Abaixo alguns registros dos atendimentos no distrito e na sede do Município: