Moção de apoio pela regulamentação profissional do podólogo é apresentada na Câmara

Apresentada pela vereadora Rose Giuliani – PSD, foi aprovada na sessão ordinária de 4 de outubro, Moção de Apoio ao presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco, pela aprovação do texto original do PLC 151/2015, sem emendas, objetivando a regulamentação profissional do podólogo.

Em sua justificativa a vereadora explicou que tal medida é de fundamental importância para o profissional, uma vez que o PLC 151/2015, objetiva a regulamentação profissional do podólogo, sendo este o reconhecimento de um trabalho sério e que vem sendo realizado há décadas, porém não possuindo representação nas esferas estadual e federal.
A aprovação de tal projeto pela Câmara dos Deputados federais contribuirá para o fortalecimento e valorização desta classe e sua inserção geral nos quadros profissionais de saúde de nosso país.
Destaca-se ainda que a Podologia é um ramo auxiliar da medicina, que se dedica a anatomia, fisiologia e patologia dos pés e preenche uma lacuna no cuidado e tratamento dos pés, dando ênfase a um atendimento multidisciplinar da área da saúde sendo muito importante na identificação dos sintomas de patologias sérias dos pés nas áreas de ortopedia, dermatologia, angiologia, endocrinologia entre outras.
“Solicitamos aos nossos representantes tanto do Senado Federal como da Câmara dos Deputados, que atuem favoravelmente pela aprovação do texto original do PLC 151/2015, para que estes profissionais sejam reconhecidos e tenham o fortalecimento de sua representação e regulamentação profissional”, disse a vereadora.
A podóloga Michelle Paes acompanhou a votação da Moção. Para ela, a regulamentação da profissão Podologia por meio dessa Moção em rede Federal terá a grande finalidade: a criação de conselhos fiscalizadores e a elevação da profissão são necessárias para a assistência podológica, que é uma lacuna na assistência à saúde e que, aos poucos, está sendo preenchida por profissionais.
Michelle está elaborando um projeto pra atendimento ao órgão público para atender necessidade da população em atendimento via pública denominado “PÉS DIABÉTICOS”, onicoectomia, cantoplastia e operação de helomas, sem mencionar os inúmeros casos de pés amputados por conta de procedimentos empíricos efetuados por profissionais sem conhecimento teórico sobre o assunto.
Ela agradeceu a vereadora pelo interesse e apoio. “A Rose tem sido de grande importância em todas as áreas não somente conosco mas para a população quando necessário”, disse Michelle.

Assessoria de Comunicação – CMRB