Marlão pede evento festivo em comemoração ao aniversário de Prudêncio Thomaz

O vereador Marlos Augusto Joris – PR, através da Indicação nº227/2018, solicitou ao Prefeito Donato Lopes, a realização de evento festivo no Distrito de Prudêncio Thomaz, no final de semana que antecede o dia 30 de outubro, data em que o distrito foi criado e comemora 70 anos de existência. A proposição foi aprovada por por todos parlamentares, na sessão do dia 10 de setembro, e encaminhada ao Poder Executivo para apreciação.

De acordo com a Lei Estadual nº 174 o Distrito de Aroeira foi criado e incorporado ao Município de Rio Brilhante em 30 de outubro de 1948. E neste ano de 2018 o distrito completa 70 anos de existência, uma data muito significativa para a história local.

“Sugerimos então, que a administração municipal não deixe passar em branco e promova algum evento festivo com música ao vivo, apresentações culturais e cívicas, como forma de valorizar e prestigiar aquela população”, reforçou Marlão.

Para ilustrar a importância desta data, o vereador fez um pequeno relato da história de Prudêncio Thomaz: O então distrito de Vacaria foi elevado à categoria de vila, em 26 de setembro de 1929, pela lei estadual nº 1025, e passou a se chamar Entre Rios, devido a sua localização. Constituída de dois distritos: Entre Rios e Vacaria, e com sede neste último, foi emancipada em 1º de janeiro de 1930.
Nas divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e de 1937, o município é formado por Entre Rios e Ivinhema. Em 31 de dezembro de 1943, pelo decreto-lei estadual nº 545, o município ganhou a denominação de Caiuás e, em 30 de setembro de 1948, tem o nome atual oficializado, por meio da lei estadual nº 136.
Em 16 de junho de 1977, através da lei estadual nº 3876, o distrito de Nova Alvorada é criado e anexado ao município. Ainda no mesmo dia, por meio da lei estadual nº 3877, o distrito de Aroeira recebe a denominação de Prudêncio Thomaz.

Assessoria de comunicação – CMRB