Iraci Montanha e Izaura Simões recebem homenagem da Câmara de vereadores pelo...

Iraci Montanha e Izaura Simões recebem homenagem da Câmara de vereadores pelo Dia Internacional da Mulher

 

Dra Mariana palestrante da noite

Na noite desta segunda-feira (9/03) em Sessão Solene, a Câmara Municipal de Rio Brilhante foi palco de homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Este ano foram homenageadas duas mulheres que bem representam toda a classe feminina do município: Sra. Iraci Montanha da Silva, primeira-dama e Izaura Ferreira Simões, proprietária da Rádio kativa FM. A Proposição foi apresentada pelas três Vereadoras da Casa, Wandressa, Juraci e Tânia.

A solenidade foi aberta pelo Presidente da Câmara José Maria Caetano de Sousa-Nô, parabenizando as mulheres pelo seu Dia. Em sua fala o Presidente do Legislativo, destacou o espaço que as mulheres vêm ocupando na vida social, econômica e cultural no Município e no País, onde temos exemplos de mulheres que ocuparam e ocupam relevantes cargos sociais e políticos.

Encerrado o seu discurso, Nô convidou a vereadora Wandressa Barbosa para Presidir a Sessão Solene. O Secretário Éverton, gentilmente convidou a vereadora Juraci para secretariar os trabalhos da noite, a vice-presidente do Legislativo a vereadora Tânia Mara tomou assento, completando a Mesa Diretiva.

Além dos vereadores já citados, estiveram presentes os parlamentares; Mário Furlan, João Pedro, Adão Evandro, Sérgio Silva, Iliê Vidal. Alem de secretários municipais, representantes de entidades, familiares e amigos das homenageadas e população.

O prefeito Donato Lopes se fez presente, e em seu discurso expressou toda sua alegria pela homenagem à sua esposa e primeira Dama do município, Dona Iraci Montanha. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida nesta Casa de Leis. Ver a Iraci receber esta honraria me sinto também gratificado, nem quando me foi concedido o Titulo de Cidadão rio-brilhantense senti tanta emoção. Parabéns a todos os vereadores por essa brilhante iniciativa”, disse Donato. O prefeito também parabenizou a Sra Izaura Simões por também receber a homenagem em nome das mulheres rio-brilhantenses.

Um dos pontos auto da solenidade, foi a palestra proferida pela Juíza de Direito da Comarca de Rio Brilhante Dra. Mariana Yoshida, onde discorreu sobre tema “A Mulher na Política”.

Após a palestra, alguns parlamentares fizeram uso da palavra, sendo unânimes em destacar a importância da presença da mulher em todos os setores da vida, como o alicerce da família e da sociedade. Na sequencia as homenageadas foram convidadas para receberem das mãos dos vereadores as lembranças.

                                       Izaura Simões ladeadas pelas vereadoras

Iraci recebem homenagem das vereadoras

Pra encerrar a condutora da sessão, Wandressa Barbosa, agradeceu a todos os presentes, expressando sua gratidão pelo apoio recebido para a realização desta linda festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Histórico das homenageadas:

Iraci Montanha da Silva, nascida em Ubarana-SP, filha de João e Alzira Montanha com os quais veio para Rio Brilhante ainda jovem, para a região do Zuzu, no então distrito do Entroncamento.

Casou-se com Donato Lopes da Silva em 1967, mudando-se então para a sede do município. Aqui formaram família com seus filhos, netos e bisnetos.

Desde cedo Iraci dedicou-se ao trabalho com a comunidade, com a Igreja Católica, destacando-se sempre o seu comprometimento com o próximo, com os mais necessitados, enfim, com as famílias do município.

Assim, com esse espírito solidário, tornou-se a primeira dama de Rio Brilhante pela primeira vez em 1988, destacando-se no atendimento às famílias que,  com dificuldades, procuravam o auxílio do poder público. Desde então, Iraci procurou atender a todos sempre buscando minimizar o sofrimento daqueles em situação de pobreza e vulnerabilidade.

Durante todos estes anos ela buscou trabalhar por dias melhores para a nossa comunidade. Fez parte de grupos como: Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação dos Vicentinos, Legião de Maria, Movimento Familiar Cristão, Cursilho de Cristandade, Café Santa Clara, Sopão Solidário, organização de Festas do Divino Espírito Santo, Associação Beneficente de Rio Brilhante (o nosso hospital), apoio às entidades assistenciais como APAE, Lar da Criança Melvin Jones, Residência Protegida dos Adolescentes entre outros, e à assistência social de todo o nosso município, tanto em sua sede quanto no Distrito de Prudêncio Thomaz e assentamentos rurais.

No decorrer dos anos, Iraci tornou-se a primeira dama de Rio Brilhante por mais quatro vezes, estando agora na sua quinta gestão à frente da Assistência Social de nosso município.

Como primeira dama sua dedicação incansável em apoio ao trabalho de sua equipe, nos cursos de geração de renda e de profissionalização de jovens, mulheres e adultos, grupo de apoio às gestantes, realização dos casamentos comunitários,  atendimento à população carente, buscando beneficiar as famílias com os programas habitacionais e de desenvolvimento de ações para uma melhor qualidade de vida e dignidade para toda nossa sociedade.

Mas, dentre todos os seus trabalhos, existe um que lhe é especial: o Projeto Conviver. Ter uma atenção mais específica voltada aos idosos, não só na questão de saúde, mas que também  melhorasse sua auto-estima, sempre foi um sonho. E por iniciativa de Dona Irací, nasceu o Centro de Convivência do Idoso José Alves de Barros. Ela viu a necessidade de se criar um espaço adequado para as pessoas da terceira idade, onde pudessem se encontrar e juntos realizarem atividades que preenchessem a solidão e os fizessem sentir mais felizes.

O mais importante é ver o resultado, a melhoria da autoestima dessas pessoas, porque depois de certa idade é difícil ver neles alegria e motivação e o projeto ofereceu aos jovens da terceira idade um novo estímulo para uma vida feliz e com dignidade.

Entre tantos trabalhos e projetos sociais desenvolvidos por Dona Iraci o Conviver tem sido sua “menina dos olhos”, basta vermos o sucesso do Miss e Mister terceira idade, as festas comemorativas de carnaval, páscoa, dia das mães, dos pais, festa junina e Natal além dos passeios fora do município no final de cada ano.

Esta mulher de força o tempo todo se preocupa com o bem estar da comunidade, sem jamais deixar de colocar a família em primeiro lugar, sempre com um amor incondicional a todos que a cercam.

Consegue como poucas manter um coração sempre aberto, tendo sempre palavras de ternura para apoiar a quem precisa. Dona Iraci tem uma força única, sempre com um sorriso no rosto, um olhar de ternura e uma alma jovial.

Por isso tudo, é merecedora de nossa homenagem, em nome de toda a população rio-brilhantense que representamos, neste DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Izaura Ferreira Simões nasceu em Paranavaí/PR, filha de Alfredo Dias e Maria da Conceição Ferreira. Viúva de Joaldo Moreira Simões, agricultores, mãe de  Luiz Felipe Ferreira Simões, empresário.

Para falarmos de Dona Izaura, primeiro vamos dar uma definição da palavra SOLIDARIEDADE: esta palavra tem origem francesa e significa responsabilidade recíproca. É a ação de ser bondoso com  o próximo, assumindo uma função de colaborador. Ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade, sem qualquer tipo de discriminação de sexo, raça, nacionalidade, religião ou afiliação política. Assim definimos nossa homenageada, UMA PESSOA SOLIDÁRIA.

Izaura começou sua vida profissional como artesã, foi Presidente do Grupo Feminino (Cruzeiro do Sul) em 1991/1992 onde desenvolveu diversas ações sociais como arrecadação de alimentos para confecção de cestas básicas e doação a famílias carentes, bazar da pechincha entre outras ações sociais, onde continua como membro atuante da instituição.

Todos conhecemos a Dona Izaura por sua persistência e determinação, demonstrando ser uma mulher que vai a luta pelos direitos dos menos favorecidos, afinal sempre esteve envolvida como voluntária em vários programas sociais de nossa cidade.

 Em 2002 iniciou sua jornada como diretora/proprietária na Rádio Kativa FM em nossa cidade onde trabalha por 18 anos e que lhe deu  oportunidade importante de conhecer a realidade difícil de muitos cidadãos que procuram a emissora pedindo auxílios diversos, desde um quilo de alimento, um bolo de aniversário, um colchão, um fogão usado, enfim!

Na Rádio Kativa, sob seu comando, promove diversas campanhas de arrecadações, divulgação de rifas e eventos beneficentes. Todos os anos lidera ações como Dia das Crianças, Páscoa, Dia das Mães e Natal arrecadando doações, presentes e levando alegria às famílias menos favorecidas pela sorte.

Além de datas especiais atende a população no seu dia a dia através de arrecadações. Mantém ainda a arrecadação de cadeiras de rodas e muletas visando amparar as pessoas com necessidades especiais com muito carinho.

Izaura é um exemplo de pessoa solidária, preocupada com o seu próximo, auxiliando quem a procura com otimismo e alegria. Izaura é uma Mulher Brilhante, orgulho para nós e exemplo a ser seguido, merecedora de nossa homenagem neste DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Sua mensagem: “Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz.”

Assessoria de comunicação – CMRB

Vejam o registro fotográfico dos momentos mais importantes da solenidade.
(fotos/Maikon Junior)