Hepatite B é preocupação de Belinha

A Vereadora Maria Isabel de A. M. Barbosa – Belinha (PMDB) indicou ao Executivo Municipal a realização de campanha de vacinação contra a Hepatite B e de conscientização sobre a doença.

O grupo etário prioritário pelo Ministério da Saúde para receber a vacina são as pessoas de zero a vinte e nove anos, mas o principal desafio é imunizar adolescentes e adultos jovens para conter o avanço da doença, que infectou nos últimos seis anos 1.625 pessoas.

“Ampla campanha de sensibilização e vacinação da população é de grande importância para a saúde pública”, disse Belinha, lembrando que a hepatite é transmitida por contato sexual, transfusão sanguínea, agulha contaminada, instrumentos cortantes, inclusive de manicures, tatuagens, piercing e acupuntura.

Sugestões para Secretarias de Planejamento e Administração

Belinha solicitou também ao Executivo Municipal a implementação de sugestões da “Coletânea de melhores práticas de gestão do gasto público” do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; e implantação de “Banco de boas práticas municipais” com vistas a racionalizar o gasto público do município de Rio Brilhante.

Entendendo que a disponibilidade financeira do município é sempre menor do que as demandas da sociedade, a Vereadora indicou que o Poder Executivo avalie o ‘Manual de boas práticas’ que oferece várias maneiras de se evitar o desperdício do dinheiro público, pois cada vez mais o Poder Público deve preocupar-se em desenvolver meios para atingir uma prestação de serviços de qualidade à sociedade, buscando no seu dia a dia racionalizar o uso do dinheiro público.

“Acredito que algumas dessas práticas já estejam sendo utilizadas pela Administração Municipal, outras possam ser melhoradas ou adequar-se a nossa realidade, e outras ainda fujam da realidade de Rio Brilhante”, enfatizou a Vereadora.

A Vereadora sugeriu ainda que seja oferecida aos servidores públicos e população em geral a possibilidade de dar novas sugestões para alimentar esse banco de boas práticas.