“Feirinha do 14” deve receber nome de Flaviano Januário da Silva

O Centro de Comercialização da Agricultura Familiar do Município de Rio Brilhante – MS, localizado na Av. Augusto Lopes da Silva, Bairro Nova Rio Brilhante, chamado popularmente de “feirinha do 14” deverá receber o nome de Flaviano Januário da Silva.
A inciativa do Projeto de Lei foi da vereadora Wandressa Barbosa – PSD que em sua justificativa, destacou que esta é uma forma de homenagear esse cidadão que tanto lutou por melhorias no Bairro.
Em 2016, Flaviano foi eleito presidente da Associação de Moradores do então chamado Pró-Moradia 14. Militando em favor dos anseios daqueles moradores onde era reconhecido líder comunitário, iniciou uma campanha para que o bairro fosse denominado “Nova Rio Brilhante”. Flaviano afirmou, à época, que a troca de nome aconteceu por um desejo dos moradores que entendiam que se assim fosse, um novo impulso seria dado para a região. Um referendo foi realizado e a maioria dos moradores decidiu pelo nome de “Nova Rio Brilhante. O novo nome foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores através da lei 79 de 28/12/2015 sancionada pelo prefeito. Esta troca de nome foi de fundamental importância para criar uma identidade própria para os moradores do maior bairro da cidade que hoje conta com uma grande população e infraestrutura como asfalto, escola, posto de saúde, creche, mudanças estas que chegaram e contribuíram para a valorização dos imóveis. Flaviano falava da importância desta data, 28 de dezembro, como o dia do aniversário do bairro para a comunidade. A realização de um sonho, da sua casa própria em local de qualidade que só aumenta a expectativa da qualidade vida de todos da região, disse ele na ocasião.
Nascido em Campo Grande-MS, Falviano era jornalista com mais de 35 anos de atuação. Em novembro de 1997 fundou em Rio Brilhante o semanário “Jornal o Cativante” onde atuou até o fim de seus dias com o slogan “Servindo ao povo e cativando amigos”. Atuava também na crônica esportiva, inclusive sendo membro da Acems (Associação de Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul).
Ao longo de sua carreira em Rio Brilhante, Flaviano cobriu os mais importantes acontecimentos sociais, esportivos e políticos do município, primando pela verdade dos fatos. Também tinha opiniões fortes e expressava seu ponto de vista por meio de editais publicados em seu jornal.
Membro ativo do Lions Clube, de 2005 à 2014, participava junto com sua esposa de todas as ações sociais promovidas pela entidade.
Seu falecimento ocorreu no dia 19 de agosto de 2020, aos 76 anos, Hospital Universitário de Dourados, onde estava internado depois de sofrer um infarto. “Consideramos justa a homenagem a este cidadão que por mais de 23 anos atuou em nosso meio, sendo destaque na imprensa rio-brilhantense, onde realmente serviu o povo e cativou amigos”, disse a vereadora.
O projeto aguarda agora a sanção do prefeito Lucas Foroni.

Assessoria de Comunicação – CMRB