Famílias Marchevicz, Bisognin e Freitag recebem Moção pelos 40 anos em Rio...

Famílias Marchevicz, Bisognin e Freitag recebem Moção pelos 40 anos em Rio Brilhante

A vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha (PMDB), teve aprovada Moção de Congratulação às famílias Marchevicz, Bisognin e Freitag, nas pessoas dos senhores Archimedes Marchevicz, Pedro Bisognin e Darci Oscar Freitag pelos quarenta anos de chegada a Rio Brilhante-MS. Em sua justificativa, Belinha fez um relato da história dessas famílias no município, em janeiro de 1977.

Tudo começou em 1976, quando Pedro Bisognin veio visitar o amigo Remi Pivetta em Prudêncio Thomaz. Lá ficou sabendo que o representante da Volkswagen no Distrito e posto “ZUZU” estava fechado e que na região não havia representante.

Retornando a Palotina/PR, comentou o fato com o amigo Archimedes Marchewicz, seu colega na concessionária Palauto, e convidou-o a conhecer Mato Grosso do Sul, especificamente a cidade de Rio Brilhante/MS, e abrir uma Oficina Mecânica, pois não havia nenhuma neste período, no município.

Convidaram também Darci Oscar Freitag (pedreiro e mestre de obras) e os três vieram para Rio Brilhante para conhecer a região e gostaram do que viram. Retornaram a Palotina/PR, e começaram a fazer planos.

Em Setembro de 1976, Pedro, Archimedes e Darci  retornaram novamente a Rio Brilhante, para comprar os terrenos e tomar as providências. Encontraram um terreno na Rua Athayde Nogueira, e o adquiriram.

Darci comprou seu terreno em outro local, para construir uma casa para sua família. Após a compra dos terrenos, Pedro foi a Presidente Prudente/SP, para fazer cadastros e compras: Peças, e ferramentas para a Oficina Mecânica.

Archimedes retornou a Palotina para agilizar os compromissos que se tinha por lá, e se preparar para viajar de volta a Rio Brilhante, para começar a construção do barracão da Oficina Mecânica.

No dia 04 de Novembro de 1976, os três amigos chegaram de mudança para dar início a construção do prédio e das três residências.

Morando em uma barraca,  embaixo de um pé de abacate até terminarem as construções,  foram recepcionados pelo vizinho Nilco Cereda e sua família, que se prontificaram em fornecer água e energia elétrica aos recém-chegados.

Foram dias de muito trabalho e de muita chuva. Todo material veio de Palotina/PR, pois aqui na época não tinha o suficiente, mas, nestes dias de trabalho pesado, contaram sempre com a família Cereda.

Dia 08 de Janeiro de 1977, chegaram enfim as famílias vindas de Palotina/PR. O barracão da oficina estava quase pronto, faltando à colocação das janelas e portas, uma das casas já estava pronta e a outra devido às grandes chuvas, estava por terminar. A residência do seu Darci  também estava pronta. Tudo pronto para dar início aos trabalhos, mas faltava o nome da empresa. Então foi escolhido BISMAR COMÉRCIO DE VEÍCULOS E ACESSÓRIOS Ltda, (Bis de Bisognin, Mar de Marchewicz). Inicialmente contou com a ajuda do também amigo e sócio Renato Facco. Com o tempo  e com o crescimento conseguiram a representação da Volkswagen, e a representação da FIAT.

Com o passar dos anos houve a separação de sociedade e  Pedro Bisognin foi trabalhar com oficina mecânica de máquinas pesadas e lavoura. Archimedes continuou na Empresa Bismar, e até o momento está na ativa, agora com o Chaveiro e Acessórios. Darci  continuou na área de construção, como mestre de obras, com muitas obras feitas em Rio Brilhante e região.

Relatório Familiar:

Archimedes Marchewicz

Casado com Dora Freitag Marchewicz  Seus filhos: Marcos Armin Marchewicz, Márlon Luiz Marchewicz e Leandro Henrique Marchewicz

Pedro Bisognin

Casado com Leonilda Fabis Bisognin Seus filhos: Marcia Eliza Bisognin, César Augusto Bisognin e Rosangela Bisognin

Darci Oscar Freitag

Casado com Norma Konrad Freitag Seus filhos: Dirceu Leodir Freitag, Dirson Artur Freitag e Neuza Olinda Freitag

Ao lado desses homens Dora, Nilda  e Norma, com compreensão e dedicação seguiram o caminho trilhado pelos maridos nesta nova terra e trabalharam arduamente para que, como família e empresários, serem vitoriosos.

Em nome dos filhos dos homenageados, Marlon Luiz Marchewicz deixa a seguinte mensagem: “Parabéns pelo espírito aventureiro, empreendedor e pela garra, e se a preocupação de vocês era com nosso futuro, podem ter certeza que fizeram a coisa certa, pois nós os filhos estamos muito felizes de podermos estar nesta terra hospitaleira onde firmamos raízes e nos acolheram como filhos Rio Brilhantenses”.

“Pelos motivos expostos e reconhecendo o trabalho e contribuição desses três homens e suas famílias para o desenvolvimento do nosso município nestes quarenta anos, é que apresentamos esta moção de congratulação”, finalizou Belinha.