Everton propõe parceria para implantação do sistema “S” em Rio Brilhante

Ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento, o vereador Everton sugeriu a criação de parceria público privada entre município, Sindicato Rural e empresas para levantar demanda e ofertar capacitação, criar critérios e incentivos para se implantar o sistema “S” em no município.
“Com o crescimento da cidade e chegada de empresas, empresários reclamam da falta de mão de obra qualificada e a população, por sua vez, reclama por não ter oferta de qualificação, para tanto se faz necessário criar mecanismos e levantar as demandas direto das fontes para assim buscarmos os cursos de qualificação”, afirmou o vereador.
O chamado Sistema S é o conjunto de instituições corporativas voltadas a treinamento profissional, pesquisa e assistência técnica e social. Ao todo, são nove instituições (todas iniciadas com S – daí o nome), cada uma voltada a uma área de atuação, como indústria, comércio, agronegócio e cooperativismo. Cada órgão de serviço tem seu nicho e objetivo. Dois tratam da indústria: o Senai , mais antigo deles, voltado à qualificação de mão de obra, e o Sesi, voltado ao aperfeiçoamento do ambiente de trabalho. Também há dois para o comércio: o Senac, mais numeroso deles, voltado à mão de obra, e o Sesc, responsável pela área de lazer dos afiliados. Para o desenvolvimento de pequenos negócios e microempreendedores, há o Sebrae e para a mão de obra agrícola, o Senar.

Projeto de compostagem de restos de podas

Aprovada na sessão da última segunda-feira, 30, indicação de autoria do vereador Everton Cristiano de Carvalho (PDT) ao prefeito Donato Lopes e ao secretário de Desenvolvimento, sugerindo que o município implante um projeto de compostagem com restos de podas de galhos para transformação em adubo a ser fornecido aos pequenos produtores.
“Essa proposta tem por objetivo auxiliar os pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar principalmente aqueles que atuam com hortifruti em nosso município, aprimorando as técnicas de adubação e destinando de forma correta esses materiais que são descartados”, destacou o vereador.
Esse processo de compostagem reduzirá o acúmulo de lixo, adotando essas boas práticas de gestão ambiental visando a proporcionar melhorias à nossa comunidade.

Assessoria de comunicação – CMRB