Estudante Gabriel e Escola Família Agrícola recebem Moção de Aplauso da Câmara

O jovem estudante Gabriel Montoura de Oliveira, diretores, coordenadores e professores da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR de Rio Brilhante, foram homenageados na sessão ordinária de segunda-feira, 18, com Moção de aplauso apresentada pelo vereador Adão Evandro Pereira leite (DEM) por formar, incentivar e contribuir na concretização de projetos inovadores.
O vereador Adão disse que a Moção é uma forma de reconhecer e agradecer aluno e escola por colocar o município em destaque no cenário Estadual e Nacional, com a invenção de uma maquina pulverizadora de baixo custo

Em sua justificativa o vereador relatou que Gabriel, 21 anos de idade, é residente no Assentamento Santa Luzia no município de Nova Alvorada do Sul, jovem, agricultor, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio na EFAR.
O estudante desenvolveu uma máquina pulverizadora de baixo custo, utilizando materiais de sucatas e a motocicleta que utilizava para o transporte de leite dentro da propriedade familiar. Aos 12 anos de idade Gabriel manifestou o desejo de construir uma máquina que pudesse otimizar o trabalho de pulverização do plantio de urucum que a família desenvolvia na propriedade rural onde residem no assentamento Santa Luzia, desde então Gabriel vem alimentando as idéias e aprimorando o projeto em sua mente, porém com o ingresso no curso Técnico em Agropecuária, viu a oportunidade de colocar as idéias em prática.
Gabriel propôs a construção da máquina pulverizadora como tema de seu TCC – trabalho de conclusão de curso. O sonho do jovem é o de montar sua própria empresa de pulverizações agrícolas, com o intuito de atender pequenos produtores do estado de Mato grosso do Sul.
Atualmente a máquina em sua versão final passa por aprimoramentos dentro da Instituição de Ensino. A sua inovação é fruto de uma mente inquieta, que busca o tempo todo, soluções para o dia a dia no campo.
A EFAR funciona regularmente desde 1996, formando jovens assentados da reforma agrária, jovens da agricultura familiar camponesa e de comunidades dos povos tradicionais do Estado do Mato Grosso do Sul em Técnico em Agropecuária, através da metodologia da Pedagogia da Alternância. A formação técnica em agropecuária tem possibilitado aos jovens egressos da EFAR a inserção no mundo do trabalho de diversas maneiras. O trabalho mais intenso tem sido desenvolvido nas próprias propriedades, através de implementação de Projetos Profissionais em áreas produtivas, em especial, de bovinocultura leiteira, produção de cultivos anuais e de hortaliças para a venda nos municípios de origem. A história da Escola é a de uma educação que resgata os valores dos homens e mulheres do campo, colocados à margem do processo de desenvolvimento cultural, econômico e social. Uma educação que busca propor condições para que o jovem permaneça em suas propriedades com condições de acesso à educação, lazer, cultura e renda, que propõe mudanças e transformações do meio.

Assessoria de Comunicação – CMRB