Em sessão solene, professores aposentados recebem Título de Emérito Professor

Uma noite de memórias, histórias e aplausos. Assim foi a sessão solene da Câmara Municipal de Rio Brilhante que outorgou o título de Emérito Professor aos professores Wander de Jesus Teixeira e Valdenice de Rezende Silva Antigo.
A solenidade aconteceu na noite de segunda-feira,18, em comemoração ao Dia do Professor e atendendo Decreto Legislativo nº 113 de 04 de outubro de 2001 que concede o título aos profissionais da Rede Municipal de Ensino que se aposentaram no ano anterior.
A sessão emocionou os presentes, especialmente os profissionais da educação que na leitura de cada histórico, se identificaram com as memórias revividas durante os anos de trabalho e dedicação ao ensino.

Os vereadores que participaram, discursaram e enalteceram a profissão de educador reconhecendo a homenagem como merecida a estes que tanto fizeram e ainda fazem pela educação do município.
O presidente do Legislativo, Juarez Roza, parabenizou os professores e disse que “Diante do histórico de cada um, temos a dimensão do grande trabalho que fizeram e cumpriram com sua missão de ensinar seus alunos. Em nome da comunidade de Rio Brilhante agradeço a dedicação e empenho e sua contribuição para a formação de nossos cidadãos”.
“Esse é um momento de gratidão”. Assim iniciou sua fala o secretário de Educação Miquéias Nantes. “Wander e Valdenice, tenho certeza de que vocês deixaram sua marca por onde passaram e isso jamais ninguém vai apagar. Vocês com certeza são referência na vida de seus alunos. A administração municipal só tem a agradecer pela contribuição, pelo trabalho desenvolvido em cada setor que estiveram presente e jamais serão esquecidos como professores”, disse.
Os homenageados também usaram a tribuna para falar de suas emoções sobre esse momento de aposentadoria e agradeceram as homenagens.

A sessão foi prestigiada pelos vereadores Olimar Gamarra, José Maria – Nô, Adão Evandro, Azer Neves, Sérgio Silva, Wandressa Barbosa e Rodrigo Laboissier, secretário de Planejamento Edilson Tagara, diretor da EE Fernando C. da Costa Professor Furlan, além de professores, amigos e familiares de Valdenice e Wander.

Históricos

Valdenice de Rezende Silva Antigo: Formada em letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina, SP.
Iniciou a vida profissional em Lucélia, SP onde ministrou aulas de português e inglês nas escolas estaduais.
Ainda na década de 1990, emigrou para Barra do Bugres, MT e lá lecionou português e inglês em escolas estadual e particular com o método positivo de ensino.
No ano 2000 veio para Rio Brilhante e ministrou aulas nas escolas Etalívio Pereira Martins, Sidnei Coelho Nogueira e Fernando Correa da Costa.
Trabalhou nas escolas Lígia Teresinha Martins e Criança Esperança I.
Formou-se professora efetiva, através do concurso municipal na Escola Municipal Euclides da Cunha, onde permaneceu até a sua aposentadoria.
Foi professora efetiva na escola Etalívio P. Martins, onde também se aposentou na rede estadual.

Wander de Jesus Teixeira: Formado em Educação Física na Faculdade Superior de Educação Física da Alta Paulista de Tupã – São Paulo e Pós Graduado pela Faculdade São Luiz, em Educação Especial.
Chegou em Rio Brilhante em 1984 a convite do então prefeito senhor Iliê Vidal, aonde iniciou sua jornada em nosso município como Diretor do então Departamento de Esporte, Cultura e Lazer . Durante 35 anos trabalhou como professor nas 3 Redes de Ensino de Rio Brilhante (Municipal, Estadual e Particular) além de exercer funções técnicas no antigo Departamento de esporte, cultura e lazer (DEC) e FUNCERB, aonde contribuiu para a realização de vários eventos esportivos, principalmente ligados ao desporto escolar.
Em 26 de novembro de 1990 assumiu seu concurso público para o cargo de professor de Educação Física e iniciou sua jornadapedagógica como professor na antiga Escola Municipal Professor Tarso Dutra, atual EM Rio Brilhante, tendo exercido com maestria a profissão também nas escolas : EM Sidney Coelho Nogueira, Escola Édem, Colégio Objetivo, EE Etalívio Pereira Martins, EE Fernando Corrêa da Costa e EM Prefeito Sírio Borges, escola essa que concluiu sua jornada pedagógica no ano de 2020.

Assessoria de Comunicação – CMRB