Em sessão solene, Câmara outorgou títulos de cidadão Rio-brilhantense

Em sessão solene, Câmara outorgou títulos de cidadão Rio-brilhantense

DSC_0725A Câmara Municipal realizou na noite de 25 de setembro, Sessão Solene para outorga de Título de Cidadão Rio-brilhantense. A sessão também comemorou os 86 anos de emancipação político-administrativa do município.

Foram agraciados com o título o Prefeito Sidney Foroni, Vice-prefeito Wanderlei da Silva Barbosa e Dr. Alessandro Carlo Meliso Rodrigues por indicação do vereador José de Freitas Neto. O Senador Delcidio Gomes do Amaral e  o Tenente Coronel Welington Luiz Santana Lopes tiveram seus nomes indicados por Dejair Gomes – Totinha. O presidente Sergio Rigo apresentou o Capitão Aldo de Souza Benevides e a vereadora Maria Isabel A. M. Barbosa – Belinha, indicou o Frei Érico Renz que não pode comparecer por problemas de saúde, ficando para outra data a entrega do seu título.

Abrindo a sessão, o presidente Sergio Rigo declarou ser uma  honra homenagear estas pessoas. “São cidadãos que por suas ações, se destacaram neste município e que adotaram Rio Brilhante como sua cidade de coração. É com profunda responsabilidade que apresento ao respeitado plenário desta casa de leis, os decretos legislativos que concedem o titulo de cidadão Rio-Brilhantense aos senhores”, disse.

Todos os homenageados usaram a tribuna e agradeceram a honraria recebida. Ao final da sessão, o presidente conclamou o plenário para que em pé, saudassem os novos cidadãos Rio-brilhantenses com uma salva de palmas.

Conforme consta no Regimento Interno desta Casa de Leis, “o Titulo de Cidadão Rio-Brilhantense será conferido à pessoa natural de outro Município, que por sua atuação social, haja prestado relevantes serviços a Rio Brilhante”, o que foi comprovado pela justificativa dos presentes Projetos de Decreto Legislativo.

Históricos dos homenageados 

Sidney Foroni –

DSC_0710

Nasceu em 05 de Fevereiro de 1963 na Cidade de Colorado-PR, filho de Emilío Foroni e Nair Polli Foroni, separado, Sidney Foroni é pai de 04 filhos sendo eles: Willian César Mazzer Foroni, Leonardo Centenaro Foroni, Gabriela Centenaro Foroni e Lucas Centenaro Foroni.

Advogado desde 1989 e vereador por 05 mandatos consecutivos, reside em Rio Brilhante desde fevereiro de 1983.  Filiado ao PMDB desde 1982 –  nunca pertenceu a outro partido.

Profissões que já exerceu:

*Auxiliar de escritório, no Escritório Rio Brilhante, durante o período de 1983 a 1985.*Chefe do DETRAN de Rio Brilhante durante o período de 1985 a 1989.*Professor da Rede Municipal de Ensino, na Escola Municipal de 1º e 2º Graus Sidney Coelho, no período de 1987 a 1989, onde ministrava aulas sobre as seguintes matérias: Direito e Legislação, Economia e Mercados, Mecanografia e processamentos de Dados.*Vereador eleito pelo PMDB para o mandato 1992/1996, com 199 votos.*Vereador reeleito pelo PMDB em 1996, para o mandato 1997/2000, com 636 votos (Mais votado da sua coligação e 3º mais votado de Rio Brilhante).*Vereador reeleito pelo PMDB em 2000, para o mandato 2001/2004. Com 643 votos (mais votado da sua coligação e 3º mais votado de Rio Brilhante).*Vereador reeleito pelo PMDB em 2004, para o mandato 2005/2008, com 713 votos (mais votado de Rio Brilhante).*Vereador reeleito pelo PMDB em 2008 para o mandato 2009/2012 com 771 votos (mais votado da sua coligação e 2º mais votado de Rio Brilhante).*Exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito Paulo Èzio Cuel, durante o ano de 2002.

Outras Atividades Exercidas:

*Em 1984 foi um dos fundadores do Setor Jovem do PMDB (SJPMDB) em Rio Brilhante, onde exerceu cargo de secretário.*Em 1985 foi um dos fundadores da União Rio-Brilhantense de Estudantes (URBES), onde exerceu o cargo de secretário por duas gestões consecutivas, e sempre lutou em favor da classe estudantil.*Em 1990 juntamente com outros companheiros, fundou a Associação dos Amigos do Esporte e Cultura de Rio Brilhante (AMEC).*Foi Membro do Conselho de Desenvolvimento Municipal (PRODEN).*Foi Presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Rio Brilhante para o mandato de 1995/1998. *Foi Juiz Leigo do Juizado Especial de Pequenas Causas da Comarca de Rio Brilhante. *È membro do Rotary Club de Rio Brilhante desde o dia 26/05/1987. *Presidente eleito do Rotary Club de Rio Brilhante para a gestão 97/98. *Secretário Geral da Comissão Executiva do Diretório Municipal do PMDB gestão 1991/1993. *Presidente da Comissão Executiva do Diretório Municipal do PMDB gestão 1995/1997. *Em 1998 foi fundador da ASTERBRI (Associação dos Agricultores Sem Terra de Rio Brilhante) tendo sido eleito o seu primeiro presidente e contribui para que fossem assentadas no Assentamento Fortuna, diversas famílias associadas da referida associação. *Presidente da Comissão Executiva do Diretório Municipal do PMDB gestão 2001/2005. *Presidente do Esporte Clube Águia Negra nos anos 2002/2003/2004, tendo criado a escolinha de futebol do ECAN totalmente gratuita para as categorias mirim, pré-mirim e sub-18. *Eleito prefeito de Rio Brilhante para o mandato 2013/2016.

 Wanderlei da Silva Barbosa

DSC_0707

Bacharel em Direito nascido em Campo Grande-MS, em 28 de Maio de 1956, filho de Alaor Oliveira Barbosa e Lindaura da Silva Barbosa, casado com Mara Lúcia Freitas Barbosa, é pai de duas filhas: Marina Freitas Barbosa e Wandressa Freitas Barbosa.

ATIVIDADES EXERCIDAS: *Secretário Municipal de Desenvolvimento de 2005 a 2008 na Prefeitura de Rio Brilhante-MS; *Supervisor da SANESUL; *Escrivão Judicial – FÓRUM de Rio Brilhante; *Vereador pelo PMDB de 1993 a 1996; *Em 1996 foi candidato a Prefeito pelo PMDB obtendo 47,8% dos votos; *Em 2001 a 2003 atuou como Assessor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Bela Vista-MS; *Secretário Executivo Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável – COREDS da região Sudoeste do MS, no ano de 2002/20003; *Vereador eleito em 2008 com 524 votos e é filiado ao PT tendo sido, nesta legislatura, Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal;  Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários da Câmara Municipal; Vice-Presidente da Comissão de Economia, Finanças, Indústria e Comércio da Câmara Municipal;  1º Secretário da Câmara Municipal. Membro atuante da diretoria do Centro Cultural do Chamamé de Rio Brilhante; *Presidente da Fundação Oacir Vidal; *Vice-prefeito na gestão 2013/2016 e  exerce o cargo de sub-prefeito do Distrito de Prudêncio Thomaz.

Alessandro Carlo Meliso Rodrigues

DSC_0706

Nasceu em 02 de outubro de 1975 na cidade de Presidente Prudente – SP. Filho De José Carlos Rodrigues Blasques e Elena Meliso Rodrigues. É casado com Denize de Barros Dodero Rodrigues e pai de Maria Paula Dodero Rodrigues.

Juiz de Direito no Estado de Mato Grosso do Sul; Diretor de Ensino da Escola da Magistratura de Mato Grosso do Sul; Mestrando em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa – Portugal. Pós Graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro; Pós Graduado em Direito Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente-SP.

Foi aprovado co XVII Concurso Público para ingresso na carreira do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em 2002. Aprovado no XXIV Concurso Público para o cargo de Juiz Substituto de Mato Grosso do Sul também em 2002, ingressando na magistratura como Juiz Substituto em 29 de maio deste mesmo ano.

Tomou posse como Juiz de Direito da Segunda Vara Civil de Rio Brilhante no dia 06 de maio de 2005, exercendo a função jurisdicional desta Comarca há aproximadamente 10 anos.

Nomeado Diretor do Fórum de Rio Brilhante em 01 de março de 2007, permanecendo na função até a presente data.

Como Diretor do Fórum de Rio Brilhante participou das seguintes atividades:

-Presidiu a Comissão de Segurança instaurada no início de 2007, com a participação da OAB, Promotorias de Justiça, Defensoria Pública e sociedade civil que teve como escopo propiciar meios de melhorias das estruturas policiais e de segurança na cidade, realizando-se audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado.

Da atuação direta desta comissão, obteve-se: reforma do estabelecimento penal masculino de Rio Brilhante (desativado em virtude de rebelião no final de 2006, quando o prédio foi incendiado); instalação do estabelecimento penal feminino; aumento do efetivo da polícia militar e civil e entrega de novas viaturas; vinda da AGEPEN – Agência Penitenciária do Estado, para administração dos presídios masculino e feminino, sendo que antes eram administradas por policiais militares, prejudicando o atendimento da população; nomeação de mais um Delegado de Polícia para atuação na cidade; construção da nova sede do Pelotão da Polícia Militar; disponibilização de nova sede para a Polícia Civil, sendo o local reformado e adaptado para receber os policiais; reforma do estabelecimento penal feminino para propiciar trabalho para as internas; reforma e ampliação do estabelecimento penal masculino, que passou a ser considerado de segurança máxima.

Dr. Alessandro também foi responsável pela viabilidade do projeto da nova sede do Fórum, intermediando um acordo entre Prefeitura Municipal, Estado e Tribunal de Justiça. Esse acordo acabou por redundar na cessão da área pública municipal para a construção da nova sede do Fórum, para a construção do Pelotão da PM, do edifício do Fórum da Justiça Eleitoral, da sede da Vara do Trabalho e do Ministério Público, trazendo progresso para a região da Vila Maria que concentrou todos estes órgãos públicos em um mesmo local, de fácil acesso.

Além disso, permitiu a cessão em favor de várias entidades assistenciais bem como escolas municipais, de equipamentos de informática e mobiliários; coordenou o Projeto Pai Presente, com atuação direta em todas as escolas da cidade, propiciando o reconhecimento da paternidade de centenas de menores que não tinham o registro civil da filiação paterna em seus documentos pessoais.

Também atuou como Juiz Eleitoral, oportunidade em que presidiu duas eleições em Rio Brilhante.

Aldo de Souza Benevides

DSC_0708

Nasceu em 9 de fevereiro de 1966 em Cáceres – MT. Filho de Romualdo de Souza Benevides e Eremita de Souza. Sua inclusão na Polícia Militar se deu em 1º de março de 1986.

Assumiu o comando do 3º Pelotão da Polícia Militar de Rio Brilhante em julho de 2011 permanecendo até julho de 2014. Retornou em dezembro de 2014, permanecendo até hoje.

Como Comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar, responsável pelas ações de segurança pública em nossa cidade, sempre buscou a manutenção da ordem, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, de forma firme e civilizada, sempre respeitando aos princípios constitucionais.

Seu trabalho sempre foi desenvolvido com empenho e brilhantismo, demonstrou e demonstra denodo no cumprimento de seu dever em benefício da população, sendo de relevante importância para o enaltecimento e enobrecimento desta importante Instituição.

Realizou um trabalho diferenciado na Polícia de nosso município, fruto disso vemos uma polícia mais preventiva, mais compreensiva, participativa, cumpridora do seu papel. É com certeza uma corporação policial diferenciada das demais, com soldados dispostos a atender ao cidadão e essa preocupação se deve muito ao talento do hoje Capitão Aldo.

O trabalho que o Capitão Aldo desempenha em nossa cidade juntamente com a corporação fez com que os índices de criminalidade do município fossem reduzidos, inúmeras ações são desenvolvidas visando o bem estar da sociedade, com a redução da violência.

Não é comum a Polícia Militar ser notícia pelo sucesso obtido em suas ações, e isso sabemos é por terem como Capitão um homem que busca cumprir as metas propostas em prol da segurança dos seres humanos.

Atuou nas seguintes unidades :

-Campo Grande – MS: Companhia Independente de Polícia de Rádio Patrulha; 1º Batalhão da Polícia Militar; Comandante do Grupo Tático do 9º Batalhão da Polícia Militar; Comandante do Pelotão da Polícia Militar do Coophasul – 9º BPM; esteve a disposição do GARRAS – Policia Civil; – São Gabriel do Oeste – MS como Comandante do Pelotão da Polícia Militar; – Dourados – MS: ROTAI – Rondas Táticas do Interior, 3º BPM; Pelotão de Polícia Montadas; Grupo de Operações de Fronteira (depois Departamento de Operações de Fronteira; – Camapuã – MS, Comandante do Pelotão da Polícia Militar; – Naviraí- MS adido ao 12º BPM como Chefeda Seção de Inteligência; – Chefe da Seção de Inteligência do Batalhão de Polícia Ambiental de agosto a dezembro de 2014 – Esteve a disposição do Ministério de Justiça-Força Nacional de Segurança Pública nas Operações: ENTORNO (Goiás e Distrito Federal); UPAON AÇU (Maranhão);SENTINELA (Acre).

Realizou os seguintes cursos:

– Curso de Formação de Sargentos – CFAP em Campo Grande – MS; – Curso de Habilitação de Oficiais – Academia de Polícia Militar de Goiás; – Curso de Ações Táticas – ROTAI em Dourados – MS; – Estágio de Policiamento Montado – Cavalaria; – Curso de Tiro Prático Defensivo – SNASP; – Curso de Salvamento Pré-Aquático – Corpo de Bombeiros – MS; – Instrução de Nivelamento e Conhecimento – Força Nacional – Brasília – DF; – Curso de Promotor de Polícia Comunitária – Secretaria Nacional de Segurança Pública; – Curso de Policiamento Ambiental – Batalhão de Polícia Ambiental.

Homenagens Recebidas:

– Medalha de Prata por 20 anos de bons serviços prestados à Polícia Militar de MS; – Medalha Tiradentes pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar de MS; – Moção Legislativa da Câmara Municipal de Dourados – MS; – Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Rio Brilhante – MS; – Diploma de Honra ao Mérito oferecida pela Associação Comercial e Industrial de Rio Brilhante – MS; – Insignia do Mérito Policial Militar – PM de Mato Grosso do Sul.

Welington Luiz Santana Lopes

DSC_0703

Bacharel em Direito nascido em Itajubá/MG, em 02 de Agosto de 1967, filho de Hélio da Silva Lopes e Neuza Santana Lopes (in memorian), casado com Claudia Gaspar Zengo, é pai de três filhos: Leandro Damasceno Santana Lopes, Karla Zengo Santana Lopes e Matheus Zengo Santana Lopes.

O Tenente Coronel Welington Luiz Santana Lopes, iniciou sua carreira militar nas fileiras do Exército Brasileiro no  ano de 1986 como Aluno Oficial da Arma de Engenharia no 4º Batalhão de Engenharia de Combate em sua cidade natal de Itajubá/MG. Naquele mesmo ano foi declarado Aspirante a Oficial R/2, tendo sido designado em 1988 a assumir a função de 2º Tenente no 9º Batalhão de Engenharia de Combate da cidade de Aquidauana/MS. Foi promovido ao posto de 1º Tenente do Exército no ano de 2000. Em agosto de 2001, Engenharia de Combate da cidade de Aquidauana/MS. Foi promovido ao posto de 1º Tenente do Exército no ano de 2000. Em agosto de 2001, após ter sido aprovado em concurso público ingressou na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul como Cadete PM, realizando o Curso de Oficial da PM no Estado de Goiás na Academia de Policia Militar daquele estado. Formou-se no ano de 1994 e de volta ao Estado de Mato Grosso do Sul, foi designado para o 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados/MS. Hoje conta com 24 anos de bons serviços prestados a Corporação e ocupa o cargo de Tenente Coronel PM, penúltimo posto da carreira Policial Militar e é o atual Comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Fátima do Sul. Esta Unidade abrange ainda as cidades de Vicentina, Jateí, Glória de Dourados e Deodápolis. Foi o responsável pela implantação do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Rio Brilhante no ano de 2000. Atuou como instrutor do Proerd tendo formado milhares de alunos do município estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino por durante 5 anos. Realizou também um ciclo de palestras direcionadas aos demais estudantes de  todas as escolas da cidades, tendo como tema Disciplina, Respeito e Drogas. Suas palestras receberam inúmeras manifestações elogiosas por parte dos diretores e professores dos estabelecimentos de ensino, que corroboram a sua desenvoltura e sagacidade na arte de transmitir não só orientações, mas também conhecimento e experiências que se constituem em verdadeiras lições de vida. Comandou o 3º Pelotão de Policia Militar de Rio Brilhante como Tenente em 1996/1997 e já Capitão em 2004/2005, com forte atuação no combate ao tráfico de drogas e a marginalidade em geral, conseguindo o respeito e admiração da população por sua atuação firme e imparcial.

No ano de 1997 foi iniciado na Ordem Maçônica da Loja Osvaldo Rodrigues Simões em Rio Brilhante, de onde jamais se afastou até a presente data, ocupando a Presidência da Entidade no biênio 2013/2014. Por sua dedicação e aplicação aos estudos da filosofia maçônica, galgou o último grau da Ordem – Grande Inspetor Geral / Grau 33, cuja investidura se deu em 07 de Dezembro de 2013 nas dependências do Palácio Maçônico do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33, no Rio de Janeiro/RJ. Desta forma estes laços ligam intrinsecamente o Coronel Welington a Cidade de Rio Brilhante, nossa Pequena Cativante, não deixando dúvida quanto a sua devoção ao nosso município e o respeito e admiração que nutre pela população rio-brilhantense e seus dirigentes.

Atividades exercidas:

*Comandante do pelotão da tropa Ostensiva de Repressão Armada tora – 1994;*Comandante da 1ª E 2ª Cias do 3º BPM – Dourados – 1995 á 1997;*Comandante do 3º Pelotão – Rio Brilhante – 1997 á 2004;*Comandante da Patamo (Patrulha Tático Móvel – 1º BPM – 1998;*Comandante do POE (Policiamento Ostensivo Escolar) 1º BPM – 1998 á 2000;*Chefe de Operações do CPI (Comando Policiamento do Interior) 2005 á 2006;*Sub Comandante do CPI (Comando Policiamento do Interior) 2007 á 2008;*Sub Comandante do 16º BPM/Comandante da 2ª Cia Glória de Dourados 2009 á 2013;*Comandante do 16º BPM – Fátima do Sul (Atual) desde 2014.

*Recebeu várias medalhas e condecorações, dentre elas:-Medalha de Bronze publicado BCG – 182 em 2002;-Medalha de Prata  publicado DOE – 8339 em 2012;-Medalha da Insignia do Mérito Policial publicado DOE – 8510 em 2013;-Medalha Tiradentes publicado DOE – 8898 ano 2015;-Medalha Mestre Maçom – Loja Osvaldo Rodrigues Simões – Rio Bte em 2009;-Medalha Mestre Instalado – Loja Osvaldo Rodrigues Simões – Rio Bte em 2013;-Medalha Maçonica Grau 33 – Supremo Conselho do Brasil – Rio de Janeiro em 2013;-Título de Cidadão Glória Douradense em 2014.

Delcídio Gomes do Amaralrepresentado por Wilson Ibanhes

DSC_0704

Corumbaense, nascido em 8 de fevereiro de 1955, casado com Milka do Amaral e tem três filhas.

Pretende-se, com a iniciativa, expressar o reconhecimento da Edilidade Rio-Brilhantense ao Senhor Delcídio do Amaral Gomez, Engenheiro Eletricista e atualmente Senador da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul, por emendas parlamentares no valor de mais de R$ 12.800.000,00 (Doze Milhões e oitocentos Mil Reais), referentes à Patrulha Mecanizada ao Assentamento Fortuna. PAC 2 (asfalto, Galeria – Pró Moradia XIV), transmissão da posse do prédio do DNIT e mais 07 hectares incorporado ao Patrimônio Público do município.

Aos 28 anos, Delcídio foi o engenheiro-chefe da construção de uma das maiores e mais importantes usinas hidrelétricas do Brasil: Tucuruí, no Pará, tendo sob seu comando mais de 60 mil homens e um orçamento maior do que o de muitos estados brasileiros. Trabalhou na Europa, como diretor da Shell, na Holanda. De volta ao Brasil, assumiu a Eletrosul e, em seguida, a Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia. Foi também presidente do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce.

Em 1994 foi nomeado ministro de Minas e Energia e depois assumiu a diretoria de Gás e Energia da Petrobrás. Com competência e pulso firme, conduziu as medidas contra os apagões de 2000 e 2001. Ainda em 2001, aceitou o cargo de Secretário de Estado de Infraestrutura e Habitação no governo de Zeca do PT. Indicado ao Senado em 2002, Delcídio foi eleito com cerca de 500 mil votos e desde então, tem trabalhado incansavelmente na busca de recursos e benefícios para o desenvolvimento de nosso estado e de nossa população.

Nos últimos 10 anos, foi um dos senadores mais atuantes da história de Mato Grosso do Sul; desde a posse no primeiro mandato, em 2003, foram R$ 1 bilhão e 831 milhões investidos em todos os 79 municípios do Estado. Toda essa verba foi empregada em obras de saneamento básico, escolas, hospitais, postos de saúde, estradas, eletrificação rural (projeto Luz para Todos), pavimentação de ruas, lazer, turismo e em vários programas sociais. Nesse período visitou várias vezes cada um dos municípios para tomar conhecimento de suas necessidades e também fiscalizar o uso das verbas públicas obtidas por ele em Brasília.

Por nove anos consecutivos foi escolhido por jornalistas e cientistas políticos como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Foi presidente da CPMI dos Correios, da Subcomissão Temporária de Regulamentação dos Marcos Regulatórios e Relator Geral da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional (2009). Presidiu também a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) e, atualmente, além de continuar como integrante da CAE, é membro efetivo das Comissões de Serviços de Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária, Ciência e Tecnologia, Ambiente e Defesa do Consumidor e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Delcídio foi também coordenador da bancada de deputados e senadores que representam Mato Grosso do Sul em Brasília.