Em mais uma sessão ordinária, vereadores apresentam importantes proposições

Em mais uma sessão ordinária, vereadores apresentam importantes proposições

Na sessão ordinária de segunda-feira, 27, os vereadores da Câmara Municipal de Rio Brilhante apresentaram importantes proposições solicitando e sugerindo ações à administração municipal e às autoridades estaduais e federais.

Vereador Venizelos Papacosta Neto – PSL

Requerimento à senadora Soraya e ao deputado federal Luiz Ovando solicitando que interceda no Senado Federal e perante o Ministério da Economia em favor do INSS, em especial pela autorização de concurso que reforce seu quadro funcional com técnicos, analistas e médicos-peritos.
Como é notório em todo o Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS – vem sofrendo grande cobrança por parte da população, uma vez que possui uma média de 2 milhões de pessoas aguardando a análise de seu benefício.
O último concurso para o INSS ocorreu e desde então vem adaptando sistemas para reduzir burocracia, e automatizando os procedimentos, enfim tem feito várias tentativas de atender a grande demanda que vem aumentando consideravelmente, ainda mais nesse tempo de pandemia, aliado ao número de mortes (ensejando pedidos de pensão), e a crise financeira que também implica em maior procura pelo Instituto.
Em Rio Brilhante há 1 Agência com apenas 1 servidor há alguns anos, e não há atendimento pericial pela ausência de profissional médico e de servidores administrativos para ampararem a demanda. Assim, os munícipes que dependem desse atendimento acabam tendo que se deslocar a outro município.
O quadro de pessoal do INSS precisa de reforço urgente para que a população tenha o melhor atendimento e maior agilidade em suas respostas.

Indicação ao prefeito municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura, sugerindo que seja realizada a ligação da iluminação pública na Rua Caiuás, no Bairro Manoel Barbosa
Os postes estão todos instalados, faltando apenas a ligação da iluminação, considerando que a falta desta acarreta transtornos para os moradores, além de riscos à segurança pública.

Vereadora Wandressa Barbosa – PSD

Requerimento ao governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais de Mato Grosso do Sul solicitando viabilização de recursos financeiros (com urgência) para aquisição de caminhões pipas para o município de Rio Brilhante
Tendo em vista que a Prefeitura conta com apenas dois caminhões pipas sendo que um está com motor fundido e o outro é pequeno, e neste período de seca e muitos incêndios na cidade, se faz necessário a aquisição de mais caminhões pipas os quais serão utilizados no combate a incêndios e em diversos serviços. Sugerindo para deixar um caminhão no Distrito de Prudêncio Thomaz que poucas ruas asfaltadas e bastante poeira. O caminhão irá contribuir com os trabalhos principalmente durante o período de estiagem.

Indicação ao prefeito municipal e ao secretário municipal de Saúde sugerindo a aquisição de computadores para os postos de saúde do município de Rio Brilhante.
O objetivo é uma reestruturação e melhoria dos trabalhos realizados nas Unidades de Saúde do Município, garantindo conforto e segurança à população usuária do SUS.
Devido o crescimento da demanda por serviços na área da saúde nos últimos anos, temos buscando melhorias constantes do atendimento e a aquisição dos computadores se faz necessária, tendo em vista que tem somente um computador para o uso de mais de 10 pessoas (Agentes de saúde, dentre outros profissionais). Esta solicitação irá oportunizar aos servidores melhores condições de trabalho.

Indicação ao prefeito municipal e à secretária municipal de Saúde sugerindo a aquisição de uma balança para o ESF Jaime Medeiros de nosso município.
A Unidade Básica de Saúde do município presta importante atendimento médico principalmente na medicina preventiva e, por isso, investimentos são necessários para a manutenção e qualificação desse atendimento.

Vereador Carlos Segatto – Tucura – PTB

Requerimento ao supervisor da Sanesul unidade Rio Brilhante solicitando a aquisição de um gerador de energia para implantação do mesmo no posto de abastecimento de água no Distrito de Prudêncio Thomaz
A aquisição do gerador é de extrema importância e urgência, visto que, quando acontece a queda de energia causa um enorme transtorno para a população daquele Distrito que acabam ficando também sem água.

Indicação ao prefeito municipal e ao secretário municipal de Infraestrutura sugerindo que seja instalado um redutor de velocidade na rua Laucídio Coelho, próximo ao número 846, no Distrito de Prudêncio Thomaz.
Tal solicitação tem como objetivo atender os pedidos feitos pela população da Aroeira a este vereador, a fim de evitar acidentes causados pelo excesso de velocidade.

Indicação ao prefeito municipal sugerindo o estudo da possibilidade de ser deixado um caminhão pipa para uso exclusivo do Distrito de Prudêncio Thomaz.
Esta é uma cobrança daqueles moradores, por um caminhão pipa para estar molhando as ruas diariamente devido a poeira e no caso de ter foco de incêndio na região, pensando na saúde e na segurança do povo.

Vereador José Maria C. de Sousa – Nô – DEM

Requerimento ao prefeito municipal e ao juiz titular da Vara do Trabalho de Rio Brilhante, solicitando que os valores das multas aplicadas nos municípios de Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Maracajú, sejam revertidas para o município de Rio Brilhante.
A Vara do Trabalho tem prestado relevantes serviços nos municípios mencionados, e não podemos deixar de mencionar a aplicação das multas em empresas, onde a maior parte desses valores são encaminhados a outros municípios. Neste sentido requeremos que os valores sejam revertidos em obras dentro do município de Rio Brilhante. A solicitação será de grande valia para nossa cidade, uma vez que sabemos que existem diversas empresas que estão em desacordo com a legislação competente, onde o próprio cidadão poderá ter a iniciativa da denuncia sabendo que os valores das multas voltarão ao próprio município.

Indicação ao prefeito municipal e ao secretário municipal de infraestrutura, sugerindo o estudo da possibilidade de acender as luzes no período noturno da ciclovia Ivone Chinelli da Silva, saída para Maracajú.
A pista é utilizada por diversas pessoas diariamente, onde praticam esportes, porém muitos desses praticantes vem reclamando da iluminação do local, onde as luzes dos postes estão desligadas e/ou necessitam de manutenção. Nesse sentido cobramos das autoridades competentes a manutenção da iluminação da pista, uma vez que a grande maioria das pessoas que caminham, pedalam ou correm na pista, só pode fazer isso no período noturno.

Assessoria de Comunicação – CMRB