Elizeu Machado é condecorado com título de Cidadão Benemérito

DSC_1074

A Câmara Municipal de Rio Brilhante conferiu na noite de segunda-feira, 27, ao Senhor Elizeu Pires Machado, o título de Cidadão Benemérito, proposto pelo vereador José Maria Caetano de Souza – Nô (DEM) e promulgado pelo Presidente Sérgio Carlos Martins Rigo através de  Decreto Legislativo.

Em sua justificativa, o vereador Nô apresentou histórico do homenageado, destacando sua passagem nesta Casa de Leis onde foi presidente por três anos consecutivos, sendo hoje, o mais antigo presidente vivo do Poder Legislativo rio-brilhantense.

Abrindo a sessão, o presidente Serginho disse que “esse título é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Seu Elizeu à nossa comunidade, e a quem dirijo especial cumprimento e sentimento de alegria pela oportunidade que temos hoje, de homenageá-lo, o senhor que já fez parte desta Casa de Leis como vereador e como presidente”.

DSC_1083

Em nome da família e amigos, João Carlos Toniazzo destacou as qualidades do homenageado como homem alegre e de fácil convívio.

Seu Elizeu agradeceu ao vereador Nô e à Câmara Municipal pela honraria e disse se sentir orgulhoso com este reconhecimento.

Histórico do homenageado

DSC_1090

Elizeu Pires Machado nasceu em Rio Brilhante no dia 07 de junho de 1929, onde viveu até os doze anos, época que estudava e já fazia pequenos trabalhos entregando marmitas para a dona de uma pensão.

Com a mudança dos pais para a fazenda Briana, região do Potreiro, neste município, passou a trabalhar no campo, onde pode realizar também o seu sonho de aprender a tocar violão. Trabalhou em várias fazendas na lida com o gado, sempre tocando o violão com canções no final do dia, até que passou a trabalhar em uma grande fazenda como guarda livros. Com a música alegrava os corações daqueles que ali o escutavam. Mais tarde, voltou para cidade, adquirindo um comércio próprio em parceria com seus irmãos.

Casou-se com Lourdes Pael Nogueira e teve três filhos, Lucélia, Edicel e Lucilene. Seu Elizeu, além de pai amoroso, é também sogro querido por sua nora Lélia e seu genro Juarez. Avô de cinco netos: Marcos Vinícius, Natália, Nelize, Edicel Junior e João Guilherme, está hoje com três bisnetos: Otávio, Cecília e Pedro.

Elizeu novamente voltou para campo e ali permaneceu por alguns anos com sua família, no plantio de lavoura de arroz, até adquirir sua própria área rural, a Fazenda Prova d’Água.

Voltado a dar estudo aos filhos, retornou à cidade. Com o decorrer do tempo adquiriu imóvel no município de Dois Irmãos do Buriti – MS, onde exerceu a pecuária e agricultura, e também possuía um secador de cereais. Após alguns anos passou a morar em Campo Grande com sua família e trabalhar em Dois Irmãos do Buriti.

No ano de 1956 foi eleito vereador com mandato até 1959, tendo sido por três anos consecutivos, presidente da Câmara Municipal de Rio Brilhante. Nesta época os vereadores não recebiam salário. Elizeu comparecia no legislativo todos os dias apenas pela satisfação de ter o dever cumprido perante a sociedade, demonstrando seu trabalho em prol do município e dos cidadãos rio-brilhantenses. Seu Elizeu é o único presidente ainda vivo dentre os mais antigos presidentes desta Casa de Leis.

Hoje, aos 87 anos, sempre alegre e disposto, continua trabalhando na pecuária, dedica o tempo a seus filhos, netos, bisnetos e amigos que adquiriu no passar do tempo, e a sua maior paixão: a de entoar as velhas canções sertanejas de raiz e de origem paraguaia.

Têm um grande amor pela música e por seu violão, participou de vários encontros musicais e do Festival do Chamamé de Rio Brilhante em todas as edições, onde recebeu certificados de reconhecimento pela participação e apoio ao evento.

Conhecido e amado por todos os amigos, Elizeu deixa alegria e simpatia por onde passa. Sempre engajado na política e participativo nos eventos de Rio Brilhante, Seu Elizeu nunca se negou a ajudar as pessoas e busca ao máximo proteger aqueles que mais necessitam da sua ajuda. Uma pessoa simples, sem grandes formalidades, mas que vive sempre com um sorriso no rosto e uma imensa disposição de atuar e ajudar nossa querida Rio Brilhante.

Esta Casa de Leis rende, pois, as merecidas homenagens a esta ilustre personalidade, Elizeu Pires Machado, reconhecendo o seu trabalho em prol da sociedade rio-brilhantense, concedendo-lhe o Título de Cidadão Benemérito, por ser digno de honras, é merecedor de recompensas e aplausos por procedimentos notáveis prestados à sociedade de Rio Brilhante.DSC_1094