Delegados buscam na Câmara, apoio para criação do GTO em Rio Brilhante

Os delegados de Polícia de Rio Brilhante, Guilherme Sarian e Alexandre Neves da Silva Junior estiveram na manhã de terça-feira, 21, na Câmara Municipal apresentando à Mesa Diretora, o projeto para a criação do Grupo Tático Operacional –GTO, em Rio Brilhante.
Eles foram recebidos pelo presidente do Poder Legislativo vereador José Maria Caetano de Sousa – Nô e pelo primeiro secretário vereador Everton Cristiano Carvalho acompanhados pela assessoria jurídica da Casa.
De acordo com o projeto, o GTO será uma força policial que advém da necessidade de melhorar a efetividade na prevenção e no combate à criminalidade. Diante do baixo efetivo, a prevenção e a repressão de crimes está aquém do desejável, apesar do valoroso serviço que vem sendo prestado pelos policiais lotados em Rio Brilhante.
Um exemplo é o trabalho ostensivo na área rural onde muitos casos de furtos de gado, maquinários e insumos agrícolas ocorrem e nem sequer chegam ao conhecimento das autoridades públicas. Além disso, o tráfico de drogas vem crescendo e, sem equipes especificamente voltadas ao seu combate, os traficantes estão cada vez mais enraizados e ramificando suas formas de atuação, ressaltando-se que esse tipo de crime contribui para a ocorrência de furtos, roubos, homicídios, latrocínios dentre outros correlatos.
O custeio de todos esses valores será efetuado pelo Conselho de Segurança – CONSEG, por meio de convênios firmados com órgãos públicos, empresários e proprietários rurais bem como qualquer cidadão disposto a, voluntariamente contribuir.
De acordo com o levantamento apresentado no projeto, o custo mensal será de R$26.560 em alimentação, equipamentos e combustível, além do investimento inicial em fardas, costumização de viatura, computador e aparelho de celular que somam em torno de R$15.600 mil.
A proposta, idealizada pelo delegado Gruilherme Sarian, foi recebida com entusiasmo e satisfação pelo presidente Nô e secretário Everton Cristiano, que de imediato aderiram ao projeto se comprometendo em, como Mesa Diretora, dar todo o suporte legar possível para a sua efetivação.
O vereador Everton ressaltou que é possível também, apresentar uma rubrica na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO de 2020, direcionada para esse setor da segurança pública.
Já o vereador Nô garantiu que, “vamos apoiar esse projeto que é de suma importância para melhorar a segurança dos nossos cidadãos bem como buscaremos parcerias junto a deputados e senadores”, afirmou o presidente.
Como será formado o GTO
O Grupo Tático Operacional – GTO será uma equipe mista composta por três policiais civis e militares, que estão no gozo de folga e de forma voluntária, escolhidos a critério do Delegado de Polícia Titular, que será o comandante principal, prestarão serviço 24h, nos 30 dias do mês. Inicialmente o GTO terá 12 policiais e três comandantes totalizando 15 integrantes. Além das guarnições militares e dos policiais civis de expediente, haverá uma equipe composta pelos melhores policiais da região, fortemente armados, à disposição da sociedade.
A equipe terá um aparelho celular para receber denúncias, uma viatura exclusiva e um plano de ação diário com rondas na área rural, bairros com maior incidência de crimes além de trabalho de investigação e combate a crimes graves.
Convidados pela Mesa Diretora, os delegados deverão expor o projeto aos demais vereadores na sessão ordinária da próxima segunda-feira.
Assessoria de comunicação – CMRB