Criação do Conselho Municipal da Juventude é proposto pelo vereador Adão

Ao prefeito municipal o vereador Adão Evandro P. Leite (DEM) sugeriu que seja encaminhado ao legislativo municipal projeto de lei dispondo sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude de Rio Brilhante (CONJUV/RB).

Em sua justificativa o vereador destacou que a criação do Conselho é um importante passo na inclusão dos jovens nas decisões políticas e no reconhecimento da juventude como um segmento populacional com necessidades e demandas específicas. A ampliação da representação dos jovens nos parlamentos brasileiros indica que esse segmento populacional se afirma como agente político e que a cidadania vê nos jovens a possibilidade de realização das transformações desejadas, cabendo ao poder público ampliar os instrumentos de participação dos jovens nas decisões referentes à coletividade.

As políticas públicas de juventude se tornaram sólida realidade no Brasil, fato que se observa, dentre muitas outras referências, pela recém criada Secretaria Nacional de Juventude, Conselho Nacional de Juventude, Programas Federais Pró-Jovem e Primeiro Emprego, exclusivamente voltado para jovens de todo o país. Mas não é apenas em âmbito federal que se observa o avanço: incontáveis prefeituras de todo o país promoveram a criação de órgãos específicos para gerir e executar políticas para o segmento, além, claro, de experiências de êxito na criação e condução de conselhos municipais de juventude, como o que ora se propõe. Trata-se de um movimento na política nacional de compreensão da necessidade de uma discussão específica do segmento populacional juventude, cujas necessidades e demandas em muito se diferem do segmento de infância e adolescência, este sim com vasta proteção legal. A política para o jovem, dito de modo simplificado, busca preservar sua autonomia e garantir espaços de participação política, e não mais a proteção e tutela de direitos.

Por fim, último é propiciar condições para o início de um processo de emancipação política do jovem. Para isso, é necessário romper com ações que tratem a juventude como simples objeto de políticas públicas pontuais, demonstrando ser este segmento dotado de capacidade de produzir ideias e conceitos que venham a subsidiar a realização de políticas públicas pelo Poder Executivo. É preciso que à juventude sejam dadas condições para o seu desenvolvimento e à plena realização de suas potencialidades. É nesta diapasão, que se tem a importância do Conselho Municipal da Juventude que constituirá um importante instrumento e espaço de atuação juvenil.

Instalação de lixeiras na Avenida Lourival Barbosa

Outra indicação do vereador Adão ao Poder Executivo é a instalação de  lixeiras públicas na Avenida Lourival Barbosa já que a mesma não possui locais apropriados para a dispensa de materiais e lixos das pessoas que transitam e fazem caminhada pelo local, assim, facilitando a coleta feita pelos profissionais da limpeza.

Assessoria de Comunicação – CMRB