Com entrega do “Prêmio Rio Brilhante Sustentável”, Câmara reforça defesa ao meio ambiente

Em Atendimento ao Decreto Legislativo Nº 163 de 16 de maio, de 2018, da Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, a Câmara Municipal de Rio Brilhante promoveu, na noite desta segunda-feira, 4 de junho, sessão solene para outorga do Prêmio Rio Brilhante Sustentável. A honraria é destinada àqueles que sobressaem em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.
Os contemplados foram referendados pela Comissão de Avaliação da Câmara, formada pelos vereadores Adailton Lima (presidente), Iliê Vidal e Professor Furlan. Os homenageados de 2018 foram o Senhor Cacildo Ferreira Vilela, ativista do Grupo Voluntários do IBAMA e a senhora Katlen Magalhães Araújo, Fiscal Ambiental. A premiação acontece anualmente em alusão a Semana do Meio Ambiente, comemorado no mês de junho.
A sessão foi conduzida pelo Presidente do Legislativo vereador José Maria Caetano – Nô (DEM), ao saudar os convidados enalteceu o trabalho dos homenageados e ressaltou que a ecologia está entre os assuntos mais importantes para quem se preocupa com o planeta e luta por sua preservação. Para Nô, a homenagem, é um reconhecimento não apenas da Câmara, mas de toda a sociedade rio-brilhantense.
O vereador Adailton Lima presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, falou em nome da bancada de oposição, primeiro lembrou que o Dia Mundial do Meio Ambiente passou a ser comemorado no ano de 1972, e destacou. “Não basta só plantar árvore e separar o lixo no dia do meio ambiente, é necessário que as pessoas façam disso uma rotina diária”. Adailton ao falar dos contemplados, disse, “vocês fazem parte do desenvolvimento da nossa cidade, conheço muito bem o trabalho que ambos tem realizado, sei do carinho e cuidado com tem tratado desse tema tão importante em nossas vidas, o meio ambiente”, reconheceu o vereador do Partido Verde.
Representando a bancada de situação, o vereador Adão Evandro parabenizou os homenageados da noite, ressaltando que o tema “meio ambiente” exerce um fascínio e encanto nas pessoas e empresas, porém entre o discurso e a prática há muito o que se fazer, na maioria das vezes o ser humano pensam só no agora, quando é preciso ter uma visão para o futuro. “Hoje, a Câmara está homenageando duas pessoas com qualidades difíceis de serem encontradas em nossa sociedade, muito se fala sobre a proteção ao meio ambiente, mas pouca coisa temos feito. Portanto rendo aqui minhas homenagens ao Sr Cacildo e a Katlen, pelo belo trabalho realizado a favor da natureza, reconheço e reverencio por essa atitude” concluiu o advogado e vereador.

A primeira a receber a honraria, Katlen Magalhães agradeceu pela premiação e citou, “pra mim o meio ambiente e a sustentabilidade, trato como justiça social e saúde pública, pois busca a qualidade de vida de todos, quero aqui destacar também o trabalho digno e importante realizado pelos catadores de material recicláveis”, lembrou Katlen.
Outro homenageado, “Seu” Cacildo agradeceu o reconhecimento. “Agradeço primeiro a Deus, aos parlamentares pelo honroso prêmio, estendo essa homenagem a todos os meus familiares e também aos guerreiros amigos voluntários, esse prêmio não é só meu, e sim de vocês também, que incansavelmente tem lutado por uma cidade mais limpa e humana”, ressaltou Cacildo.
A sessão foi prestigiada pelo Secretário de Desenvolvimento Rui Sichinel, pelos vereadores Professor Furlan, Marlos Joris, Tânia Mara, Sérgio Silva, Adão Evandro, João Pedro, Wandressa Barbosa, Éverton Cristiano, Adailton Lima além do vereador Nô presidente da Casa. Os vereadores Sergio Rigo, Iliê Vidal e Juraci justificaram suas ausências por motivos particulares. O evento contou ainda com a presença da ex-vereadora Belinha autora do Projeto que institui o prêmio, vereadores jovens, representantes de entidades e população em geral.
Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira
Galeria de fotos da solenidade