Câmara Jovem realiza primeira sessão ordinária de 2020
A Câmara jovem de Rio Brilhante realizou na manhã desta quarta-feira, 22, a primeira sessão ordinária do mandato 2020/2021. Sete dos nove vereadores eleitos compareceram ao Plenário Senador Ramez Tebet.
Beatriz Brandão Viana; Bruna Iris Camargo; Diogo Martins Trindade Mendonça; Isabelly Shirata dos Santos; Nathanael da Silva Pinheiro; Victor Matheus da Silva Plens Marques e Vitória Chaves Machado. Filipe Coelho Barbosa Nantes não pode comparecer por motivos de saúde. Na oportunidade foi empossada a suplente Mayara Lopes Silva em substituição à Érica Fernanda Rodrigues Leite que não tomou posse no dia 02 de março. Prestigiou a sessão o vereador Adão Evandro Pereira leite, autor do projeto que criou a Câmara Jovem em Rio Brilhante.
A sessão, que inicialmente iria acontecer em 06 de abril, teve que ser adiada devido às recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações e manter o isolamento. A Câmara Municipal seguiu todas as recomendações e disponibilizou máscaras e álcool em gel, sem participação de público mas com transmissão ao vivo via internet pela sua página no facebook.
A execução da pauta teve o apoio de servidores da Câmara Municipal, que instruíram os jovens com os devidos procedimentos para que a sessão fosse realizada respeitando todas as exigências que constam no Regimento Interno.
Os vereadores jovens apresentaram indicações endereçadas ao Poder Executivo solicitando ações e serviços às secretarias municipais bem como fizeram uso da palavra livre para tratar de temas diversos, conforme disponibilizado em vídeo na íntegra, no facebook da Câmara Municipal.
A sessão foi conduzida pelo presidente da mesa, vereador jovem Victor Matheus e secretariada pela vereadora jovem Vitória Machado.
Proposições aprovadas
AUTOR: Victor Matheus da Silva Plens Marques
Ao prefeito municipal Donato Lopes da Silva e ao secretário de Infraestrutura Antonio Lino Barbosa neto, solicitação do que segue: QUE SEJA REALIZADA A PINTURA E SINALIZAÇÃO DO QUEBRA MOLAS LOCALIZADO NA RUA SÃO LUIZ DE CÁCERES EM FRENTE A ESCOLA RIO BRILHANTE.
JUSTIFICATIVA: Esse quebra mola não está sinalizado de acordo com a lei de trânsito. Essa falta de sinalização pode causar danos aos veículos de motoristas que não estão habituados com a localização do quebra-molas, além do risco de acidentes, pois este quebra mola está localizado em frente a uma escola e por isso há um grande fluxo de crianças.
AUTOR: BRUNA ÍRIS CAMARGO DOS SANTOS
Ao prefeito municipal DonaTo Lopes da Silva e à secretária de Educação Magali de Araujo Lima, solicitação do que segue: AQUISIÇÃO DE UMA TELEVISÃO 32 POLEGADAS E SEIS VENTILADORES DE PAREDE PARA A ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JUDAS.
JUSTIFICATIVA: Pensando em uma aprendizagem significativa e considerando a importância do bem estar do educando para que isso ocorra, a aquisição desses ventiladores torna-se importante para amenizar esse problema de ventilação. Tendo em vista que as salas de aula são pouco ventiladas e que alguns ventiladores encontram-se com defeito. Solicito também a aquisição de uma televisão para Educação Infantil.
AUTOR: ISABELLY SHIRATTA
Ao prefeito municipal Donato Lopes da Silva e à Gerente da AGETRAT Márcia Endrigo, solicitação do que segue: ESTUDO DA POSSIBILIDADE DE IMPLANTAR MÃO ÚNICA NAS RUAS EM FRENTE A TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
JUSTIFICATIVA: em horário de saída e entrada dos alunos a rua em frente as escolas são muito movimentadas, e com a mão única diminuiria o tráfego de veículos, assim evitando acidentes com os alunos.
AUTOR: BEATRIZ BRANDÃO VIANA
Ao prefeito municipal Donato Lopes da Silva e ao secretário de Infraestrutura Antonio Lino Barbosa Neto, solicitação do que segue: COLOCAÇÃO DE LIXEIRAS DE COLETA SELETIVA NOS SEMÁFOROS DA RUA BENJAMIN CONSTANT.
JUSTIFICATIVA: tendo em vista que em lugares como o centro, por causa da circulação de pessoas acabam enchendo rápido as lixeiras por isso seria importante espalhá-las, ao mínimo uma em cada semáforo.
Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas pela secretaria da Casa, aos setores competentes.
Ao encerrar a sessão, o presidente convocou os membros do parlamento jovem para a próxima sessão ordinária no dia 11 de maio as 9 horas.