Câmara Jovem de Rio Brilhante será empossada na sexta-feira, dia 26 de...

Câmara Jovem de Rio Brilhante será empossada na sexta-feira, dia 26 de janeiro

A Câmara Municipal de Rio Brilhante dará posse aos Vereadores Jovens. De acordo com o presidente do legislativo Vereador José Maria Caetano – Nô (DEM), a instalação da Câmara Jovem, fará com que os jovens se aproximem mais das questões políticas do município. “Esse convívio no legislativo levará os nossos jovens a refletirem a importância da participação ativa deles nas questões importantes para nosso progresso e desenvolvimento”, disse o Presidente.

A sessão solene de posse dos 9 vereadores jovens eleitos e suplentes  acontecerá na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro às 19 horas no plenário da Câmara Municipal de Rio Brilhante, Senador Ramez Tebet. Depois de empossados será realizada a eleição para escolha da Mesa Diretora que será composta de Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

A Câmara Jovem foi implantada através do Decreto de Lei Nº 01/2017, pelo vereador Adão Evandro Pereira Leite (PTB), com o apoio dos vereadores que compõem o parlamento rio-brilhantense. O objetivo da Câmara Jovem é integrar os jovens estudantes das escolas instaladas no município, com até 17 anos de idade, nas atividades legislativas. ”Rio Brilhante tem muito a ganhar com esta ação de conscientização com o principal intuito de despertar nos jovens esse sentimento de que a política é um instrumento de transformação social”, ressaltou Adão Evandro.

O processo de eleição

Foram aproximadamente vinte dias de campanha, onde os candidatos fizeram da sala de aula seu reduto eleitoral, apresentando propostas destinadas especialmente à classe estudantil. A eleição dos jovens vereadores ocorreu no dia 1º de novembro de 2017, aproximadamente três mil alunos compareceram às urnas. A votação ocorreu em 14 escolas do município, incluindo assentamentos e o distrito e foi acompanhada de perto pela Comissão Organizadora, diretores de escolas, professores e mesários.

A legislatura terá duração de dois anos e os Vereadores Jovens se reunirão uma vez por mês em sessões programadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira