Vereador Furlan apresenta Moção à equipe do “Fernandão” pela participação em competição de matemática na China

Homenageados ladeados pelos vereadores

A Câmara Municipal prestou homenagem por meio de Moção de Aplauso ao professor Vagner Cáceres Soares e aos alunos Silvano Dias Neto, Taina Ferreira Sarate, Natália Montiel Sponchiado, Paulo Felipe Rodrigues de Lima, Guilherme Carneiro Medina e Eduarda Matos Cerqueira, pela participação na Olimpíada Internacional de Matemática na China. A Moção foi apresentada pelo vereador Mário Cesar Furlan (MDB).

O WMTC – Campeonato Mundial de Equipes de Matemática é uma  iniciativa do CICEC − Centro Internacional de Intercâmbio Cultural da China, Revista Mundo de Matemática e Física e Hope Cup Matemática Competição, a maior competição de Matemática da China. É um torneio internacional disputado por equipes para avaliação dos conhecimentos matemáticos. A Escola Estadual Fernando Correa da Costa participou da etapa brasileira da Olimpíada Matemática sem Fronteiras e conquistou 4 medalhas de prata, 4 de bronze a nível estadual e 1 medalha de bronze a nível nacional. Por este excelente desempenho que obtiveram na etapa nacional a escola foi convidada para integrar a delegação brasileira no WMTC, sendo esta a primeira participação do Brasil nessa olimpíada internacional de Matemática. O campeonato aconteceu em Novembro e contou com a participação 1.100 estudantes e 170 times no total, destes, 160 estudantes brasileiros e 34 times.

Destaque para o aluno Paulo Felipe Rodrigues de Lima que trouxe da competição internacional, uma medalha de prata. Em seus pronunciamentos, vereadores enalteceram a dedicação e desempenho dos alunos e professor. Para o autor da Moção, vereador Furlan, “é motivo de orgulho que nossa escola tenha se destacado numa competição de tão alto nível e merecem este reconhecimento”. Usando a tribuna, o professor Vagner fez um discurso emocionado, lembrando das dificuldades em levantar recursos para poder participar da competição que custou para cada cerca de dez mil reais. “Tivemos ajuda de alguns representantes políticos, fizemos rifas e promoções, mas principalmente dos pais que fizeram de tudo, até mesmo empréstimos divididos em inúmeras parcelas para proporcionar a seus filhos esta oportunidade”, disse Vagner, agradecendo a homenagem e o reconhecimento.

Assessoria de comunicação -CMRB