Câmara faz Moção de Aplauso a Patrulha Mirim de Rio Brilhante

Parte da Diretoria e o vereador Adão

A sessão ordinária da última segunda-feira (11) foi marcada pela homenagem prestada pela Câmara de vereadores ao Instituto de Patrulheiros Mirins de Rio Brilhante, pelos 10 anos de serviços prestados no município. A propositura foi de autoria do vereador Evandro – PTB, com o apoio de todos os parlamentares que compõe o parlamento rio-brilhantense.

Receberam a homenagem, Dalila Dhain Leite atual presidente, o instrutor Ilson Barbosa da Silva, Izildina Pimentel e Professora Iraci. A honraria foi entregue pelo vereador Adão e o presidente do legislativo vereador Nô. Entre os homenageados da noite, destaque para a fundadora da Patrulha Mirim em Rio Brilhante, Lurdes Pimentel hoje vereadora em Nova Alvorada do Sul, após receber a honraria falou em nome da diretoria dos patrulheiros, agradecendo pela homenagem feita pelos parlamentares, em especial ao vereador Adão, autor da proposição.

Lurdes Pimentel

”Fico muito feliz em saber que um projeto, iniciado há 10 anos, está tendo a sua continuidade, não poderia deixar de fazer um agradecimento especial ao prefeito Donato que abriu o coração para o instituto, proporcionando que o projeto tenha o seu retorno”, disse emocionada a vereadora Lurdes.

Os patrulheiros mirins estarão realizando suas atividades em um espaço cedido pela prefeitura municipal, no bairro Nova Rio Brilhante, onde funciona a academia de saúde.

A presidente Dalila lembrou que as inscrições estão abertas e vai ate dia 20 de junho. Esse ano o atendimento será para jovens com idades entre 12 e 17 anos.
As inscrições podem ser feitas no gabinete do vereador na Câmara Municipal ou na Bicicletaria do instrutor Ilson próximo ao estádio Ninho da Águia.

História da Patrulha Mirim em Rio Brilhante
A ASSOCIAÇÃO de patrulheiros Mirins de Rio Brilhante – Patrulha Mirim – foi fundada em 28 de março de 2008, pela senhora Maria de Lourdes Pimentel Borges Silveira e representantes da sociedade civil, na ocasião o endereço era na Avenida Lourival Barbosa, no antigo sobradinho, cedido pela doutora Fátima de Castro Pinto, então proprietária na época.

O principal intuito da implantação da Associação no município, apoiar, preparar e encaminhar adolescentes ao mercado de trabalho, bem como desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente, através das atividades de educação profissional, especial e ambiental. Uma das metas do projeto é abraçar adolescentes de 12 a 18 anos, sem distinção de raça, cor, convicção política ou credo religioso, instruindo os mesmos para boas maneiras, a incuti-los os princípios de honestidade, de trabalho moral e cristão e, cumprimento das leis do amor ao próximo e a Pátria.

Os principais objetivos da Patrulha Mirim: Promover a aprendizagem profissional do adolescente, integrando-os no mundo do trabalho, como meio de transformar a sua realidade pessoal e social, conscientizando da importância dos estudos e conhecimentos obtidos ao longo da vida.
Diminuir a ociosidade de adolescente, ocupando o seu tempo com atividades relacionadas à educação, moral e religiosa.
Oportunizar aos adolescentes carentes, o ingresso ao campo profissional.
Oferecer cursos, oficinas, treinamentos e qualificações que contribuam a atender as exigências do mercado de trabalho, para seu crescimento pessoal e auxilio a renda familiar.
Na grade curricular do instituto de Patrulheiros Mirins constam as seguintes Instruções; como atendimento telefônico; atendimento ao público; Noções de Oratória; Aulas de Língua portuguesa; Palestra sobre Primeiros socorros; Preservação ao meio ambiente; Palestra sobre prevenção ao uso de Drogas; Cultos Ecumênicos; Palestras com Psicólogos e com Nutricionistas, e noções de informática.