Cacildo Ferreira Vilela recebe Moção de Aplauso por serviços prestados ao Meio Ambiente

DSC_1039O vereador Giancarlo Mariano da Rocha (PPS) apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira, 27, Moção de Aplauso a Cacildo Ferreira Vilela, pelos relevantes serviços prestados na área do Meio Ambiente.

Segundo a justificativa do vereador, desde cedo Cacildo, que é nascido em Rio Brilhante, já se preocupava com o meio ambiente tanto que seus cadernos eram cheios de desenhos de árvores e animais nativos; sua bolsa escolar tinha sempre sementes de várias qualidades de árvores as quais plantava.

Começou sua vida militar em 1962 onde permaneceu por dois anos, iniciando a partir de então serviços no INAMBE (hoje IBAMA) na Região Pantaneira no combate aos coureiros de jacaré, por quatro anos. Em 1970 iniciou nova etapa, fazendo cursos para árbitro de futebol, posteriormente atuando inclusive pela Federação de Árbitros do MS.

20160627_195927

Casou-se em 1987, com Antonia de Carvalho na cidade de Aquidauana, onde morou por alguns anos. É pai de nove filhos e avô de cinco netos.

Em 1990 retornou a Rio Brilhante colocando em prática suas experiências da vida militar e dos cursos que fez na área de reflorestamento, germinação, clonagem de árvores, manejo de viveiros, entre outros.

Grupo Voluntários do IBAMA

Preocupados com a agressão ambiental que aconteceu com a chegada de usinas em Rio Brilhante, um grupo de amigos fundaram uma associação de voluntários, em 2009, sendo Cacildo seu primeiro presidente, que com recursos próprios adquiriu um veículo Del Rey, começando o trabalho de limpeza nos córregos locais e plantio de mudas em suas nascentes, além de combater a extração ilegal de madeiras em reservas dos assentamentos.

Além disso, o grupo realizou arborização e panfletagem de conscientização em Nova Alvorada do Sul; fez ampla limpeza nas margens do Rio Brilhante com apoio da PRF iniciando da ponte por uma extensão de dez quilômetros; desarmamento de armadilhas para animais silvestres protocolando mais de vinte denúncias graves no Ministério Público. Desenvolve vários trabalhos sociais como distribuição de cestas básicas e roupas para carentes e indígenas, arborização e germinação de árvores nativas e frutíferas com mais de 17 mil mudas distribuídas para a população.

Paralelo as suas ações voluntárias, Cacildo hoje trabalha como Fiscal Ambiental e faz um trabalho de ajuda espiritual e social como Pastor auxiliar na Igreja Nova Aliança com Deus.