Belinha sugere adesão a campanha nacional sobre trânsito

Maria Isabel de A. M. Barbosa – Belinha, vereadora do PMDB com assento neste Legislativo Municipal, foi autora de matéria aprovada em plenário nessa segunda-feira última, indicando ao Prefeito Municipal e ao Coordenador da AGETRAT – Agência de Transporte e Trânsito de Rio Brilhante, realização de Campanha de Orientação e Educação relativa ao Trânsito, neste mês de setembro.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao seu compromisso com a valorização da vida, focando no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A Semana Nacional de Trânsito deste ano definida pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, terá como tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito- 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, acompanhando ações de campanha de educação de trânsito do e campanha de educação de trânsito do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran.

“A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária”, finalizou a vereadora.

Incentivo à cultura

Ainda na última sessão ordinária,, Belinha obteve aprovação em sua indicação ao Prefeito Municipal, ao Secretário Municipal de Educação e ao Presidente da FUNCERB, sugerindo a realização de convênios com universidades para estimular e garantir pesquisas acadêmicas sobre a cultura de Rio Brilhante, visando valorizar, proteger e promover a mesma.

“É importante a preservação da cultura local e para isso entendo que se deva buscar junto às universidades de nossa região o apoio para a realização de pesquisas acadêmicas visando estimular e garantir a perpetuação de nossa cultura”, defendeu Belinha.
As manifestações culturais de Rio Brilhante estão diretamente ligadas a história do município e a partir desses levantamentos, acontecerá a valorização, a proteção e a promoção desta cultura, tomando-se importante elo com o desenvolvimento do setor turístico local.