Wandressa propõe auxílio emergencial municipal

Rio Brilhante vê uma parte de sua população sofrer com a falta do básico para subsistência devido à pandemia do Covid19 sendo que centenas de famílias passam hoje por dificuldades financeiras e muitas delas, não têm como suprir as necessidades básicas como alimentação, gás, moradia, pagamento de água e luz.

Neste sentido, a vereadora Wandressa Barbosa (PSB) propôs ao prefeito, com cópia para a secretária de Assistência Social, que seja instituído o auxílio emergencial municipal.

Ela argumentou que, de acordo com informações da secretária de Assistência Social, Denise Maffissoni Alessio, cerca de 80 famílias, que ainda não eram inscritas, procuraram o CRAS para cadastramento a fim de receber cesta básica. A miséria aumenta conforme o desemprego gerado pela pandemia avança.

“Sendo assim, sugiro que a exemplo do projeto da Prefeitura de Canoas – RS, relativo ao Auxílio Emergencial Municipal, no qual o benefício tem como objetivo reduzir os efeitos sociais e econômicos da pandemia, possa ser implantado em Rio Brilhante”, disse.

A vereadora encaminhou ao Executivo, o modelo do benefício instituído na cidade gaúcha onde, após criteriosa análise para a escolha dos beneficiários, serão concedidos R$200,00 por três meses. Também serão disponibilizados aos beneficiários cursos de qualificação profissional, onde deverão ser cursadas no mínimo 8h mensais. Será obrigatória a prestação de 4h mensais de trabalho comunitário para a Prefeitura. O requerente deverá ser cidadão do município, maior de 18 anos, e ter renda per capita menor que meio salário mínimo, além de ser cadastrado no Cadúnico.  O benefício será concedido por meio de cartão magnético, e os respectivos créditos deverão ser utilizados exclusivamente para a aquisição de alimentos, medicamentos, gás de cozinha e higiene pessoal.

Assessoria de Comunicação – CMRB