Wandressa Barbosa propõe Audiência Pública sobre a Reforma da Previdência

A Vereadora Wandressa Barbosa – PSB, endereçou ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Legislativo, Vereador José Maria Caetano de Souza – Nôem forma de Requerimento, aprovado pelos Pares na última segunda-feira (20),  uma audiência pública com o tema Reforma da Previdência Social do Campo e da Cidade. A audiência será realizada no dia 31 de março do corrente ano ás 19 hr no Plenário da Câmara Municipal de Rio Brilhante, Senador Ramez Tebet.

Wandressa cita que, o principal objetivo do evento é conversar com a população de Rio Brilhante sobre a reforma proposta pelo Governo Federal, que acaba atingindo e prejudicando os direitos trabalhistas.

A audiência será uma parceira entre a Câmara Municipal de Rio Brilhante com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Rio Brilhante, MS- STTAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultoras Familiares de Rio Brilhante, MS, com a presença de autoridades para discutirem o tema.

Caso a reforma seja aprovada, a aposentadoria integral (100% do valor do benefício) só será concedida àqueles que completarem 49 anos de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem se aposentar com um tempo menor receberá um valor proporcional, limitado a 76% do benefício, com pelo menos 25 anos de contribuição.

Para conseguir receber o benefício integral com a idade mínima proposta pelo governo, o trabalhador precisaria contribuir desde os 16 anos de idade, sem interrupção. As novas regras ainda serão submetidas à avaliação do Congresso Nacional antes de entrar em vigor.

“Quem está na regra de transição não precisará cumprir a idade mínima de 65 anos, mas terá que contribuir com 50% sobre o tempo de falta para se aposentar e também terá uma redução do valor do benefício com base nos anos de contribuição,” explicou a vereadora.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal/Oséias Pereira