Vereadores se reúnem com secretário de saúde e representantes da ACIRB para...

Vereadores se reúnem com secretário de saúde e representantes da ACIRB para pedir flexibilização em favor do comércio

Secretário Márcio fala aos vereadores

No intuito de buscar uma medida mais amena em detrimento ao Decreto Municipal quanto ao fechamento das empresas comerciais em Rio Brilhante, os vereadores, liderados pelo presidente José Maria Caetano – Nô, estiveram reunidos mais uma vez na manhã desta quinta-feira (25) com o secretário de Saúde do município, Sr Marcio Figueiredo e com representantes da ACIRB (Associação Comercial de Rio Brilhante), Rodrigo Jeferson e Neyvison, para apresentar alternativas para a continuidade das atividades comerciais na cidade.

Antes dos representantes comerciais o secretário de Saúde expôs toda situação que o município vive devido a pandemia causada pelo Covid-19, pela qual fez com que o chefe do executivo tomasse a medida do fechamento de parte dos comércios do município. A principal razão exposta pelo responsável da saúde em Rio Brilhante, foi o aumento assustador de infectados no município nos últimos dias, e de forma muito clara e ponderada explicou o seguinte. “De maneira alguma gostaríamos de tomar essa decisão amarga, mas alguém tem que tomar alguma medida, isso caiu sobre o gestor da cidade, mesmo que a medida seja dolorosa para algumas pessoas, nós não tínhamos outra alternativa. Sei que levaremos algumas pedradas, mas jamais poderão nos acusar de omissos, vivemos dias de muitos estudos e chegamos a esta conclusão, ou tomamos essa medida agora ou em breve teremos que escolher qual paciente iremos atender, o vírus se alastrou na cidade, isso é nítido”, lamentou Marcio.

O secretário disse que levará todas as sugestões dos vereadores até o comitê de enfrentamento ao coronavirus, e o que for possível fazer para benefício da população, estará fazendo, e reiterou; “a cidade necessita sim do comércio para sobreviver, mas sem saúde não há Vidas, e é por bem mais precioso que nós possuímos, que estamos lutando diariamente”. concluiu Marcio Figueiredo.

O presidente Nô agradeceu a disponibilidade e os esclarecimentos  do secretário de saúde, e citou que a Câmara Municipal continuará de mãos dadas pelos munícipes de uma forma geral, especialmente em favor dos comerciantes que estão mais sofrendo com o novo decreto. E ressaltou, “enquanto legisladores e representantes do povo, iremos em busca, dentro do dialogo, buscar uma flexibilização mais branda, entendo que parte dos comerciantes  não pode pagar essa conta sozinho”, defendeu Nô.

Representantes da Acirb e vereadores

Logo após, os representantes da ACIRB se reuniu com os parlamentares para trazer algumas propostas e somar esforços junto ao Poder Legislativo pelo comércio local. “Nós já protocolamos na Prefeitura Municipal  uma série de medidas tomadas pela Associação Comercial, para que as atividades comerciais continuem, a primeira ação foi a redução da carga de funcionamento. Estamos aqui apresentando essas reivindicações aos senhores vereadores e esperamos que juntos possamos obter êxito junto ao executivo municipal”, disse Rodrigo Jeferson, vice-presidente da ACIRB.

Assessoria de comunicação – CMRB/Oséias Pereira