Vereadores fazem alerta aos Educadores Municipais sobre os perigos do “jogo da baleia azul”

Plateia presente na Sessão do dia 24-04-17

Os Vereadores: José Maria Caetano – DEM, Tânia Mara – PTB, Iliê Vidal – DEM, Marlos Joris – PR, Éverton Cristiano – PDT, Sérgio Silva – PSDB e Adão Evandro – PTB, preocupados com o transtorno que o jogo da Baleia Azul tem causado, assustando principalmente aos pais, os Parlamentares apresentaram uma Indicação, aprovada por unanimidade, onde sugerem que seja informado em todas as unidades educacionais do Município de Rio Brilhantes, aos alunos, educadores e familiares, assim como nas redes de Saúde e Assistência Social, sobre os perigos que o referido jogo pode trazer aos jovens, adolescentes e crianças, a proposição visa criar ações de prevenção.

A Proposição depois de votada nesta segunda-feira (24), foi encaminhada ao Prefeito Municipal, às Secretarias Municipais de; Educação, Saúde, Assistência Social e ao Capitão da Polícia Militar de Rio Brilhante.

participante faz imagem na pele

O “Jogo da Baleia Azul” é um sinistro jogo viral e disputado pelas redes sociais, que põe a prova o jogador propondo 50 desafios e tem como desafio final, cometer o suicídio.

Supostamente o fenômeno começou na Rússia e ganhou visibilidade pela rapidez que vem se alastrando pelo mundo. Em alguns países como Inglaterra, França e Romênia, as escolas tem feito alertas às famílias, depois que adolescentes apareceram com cortes no braço, queimaduras e outros sinais de mutilação.

Segundo diversas fontes de comunicação, existem ocorrências sob investigação policial em diversos estados brasileiros de tentativas de suicídio, ingestão de medicamentos e mutilações ligados ao jogo.

É pertinente ressaltar a vulnerabilidade dos participantes, sejam elas sociais ou psicológicas, que podem sofrer de aliciamento de pessoas maiores e que necessitam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de prevenção e atendimento, incluindo membros representantes das Escolas Dominicais, Catequese, Encontros do PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, entre outros.

Assessoria de comunicação da Câmara Municipal – Oséias Pereira