Vereadora Wandressa reivindica melhorias para Assentamentos

Wandressa discursa durante Sessão Ordinária da última segunda-feira (02)

A Vereadora Wandressa Freitas Barbosa (PSB), solicitou ao Prefeito Municipal e a empresa Energisa, que seja feito levantamento nas redes de Energia Elétrica dos Assentamentos, Triangulo, Fortuna, Margarida Alves e Taquara, a fim de aumentar a potência elétrica.

O Município de Rio Brilhante conta com 12 assentamentos, nos quais residem, aproximadamente, 1.000 famílias. Todos os Assentamentos possuem energia elétrica, entretanto os Assentamentos Triângulo, Fortuna, Margarida Alves, Lago Azul e Taquara, vêm sofrendo com constantes quedas de energia, que tem ocasionado diversos prejuízos.

Os Agricultores e familiares dos referidos Assentamentos tem reclamado bastante da perda de produção de leite, tendo em vista que os resfriadores trabalham com energia elétrica, assim como os freezers que deixam de funcionar, ocasionando o estrago da produção.

Sendo assim, o agricultor não tem segurança para investir e melhorar sua produção, considerando que o Assentamento Triângulo, por exemplo, já chegou a ficar sem energia durante 23 horas consecutivas.

“Diante dessa difícil realidade, se faz necessário um levantamento com urgência nas redes de energia dos referidos Assentamentos, para verificar a necessidade de instalações de mais transformadores, e aumentar a potência de rede elétrica”, ponderou Wandressa.

Outra Indicação da Vereadora Wandressa, visa trazer benefícios para os Assentados, onde solicita ao Poder Executivo e a Deputada Tereza Cristina (PSB), providências para a execução de perfuração de poço, adutora, tratamento, reservatório e distribuição de água nos Assentamentos, Fortuna II e Fortaleza.

O Assentamento Fortuna II distante 10 km da cidade, conta hoje com 108 famílias, sendo um dos mais antigos da região, a população tem sofrido com a escassez de água.

Já o Assentamento Fortaleza a 60 km da cidade, conta com 14 lotes, também tem sofrido com o mesmo problema, ou seja, a falta de água.

Diante dessa situação o apoio da Funasa – Fundação Nacional de Saúde e do Governo Estadual é imprescindível para a implantação de sistema de abastecimento de água, com perfuração de poço artesiano, instalação de reservatório e distribuição de água.

“Somente dessa maneira é possível manter com dignidade as famílias no campo e facilitar suas atividades, visto que os poços proporcionarão água de qualidade, melhorando a vida da população”, explicou Wandressa.

Melhorias para sinalização do Trânsito

A Vereadora Wandressa  em mais uma indicação, reivindica ao Executivo Municipal, ao Secretário de Infraestrutura, e a Gerente da AGETRAT (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), solicitando a pintura da sinalização de trânsito horizontal e construção de ciclovia no prolongamento da Avenida Prefeito Theofanes, saída para Maracaju.

Wandressa salienta que, diante do intenso movimento de motoristas, motociclistas e ciclistas que utilizam o prolongamento da Avenida Prefeito Theofanes, sentido saída para Maracaju, considerando que o referido trecho dá acesso a diversas fazendas, assentamentos e ao novo Bairro Antônia de Souza Barbosa, além de ser utilizado para a prática esportiva de ciclistas é de suma importância a manutenção da pintura da sinalização vertical de trânsito, tendo em vista o desgaste da mesma, fato que impossibilita a orientação dos usuários, colocando em risco a vida de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Ainda, no sentido de preservar vidas e garantir a adequação do trânsito no citado trecho, também se mostra imprescindível a construção de uma ciclovia, para atender, sobretudo, os moradores do Bairro, considerando que em breve aproximadamente mil famílias irão residir no local.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal