Vereadora Belinha se preocupa com a Gripe H1N1

A Vereadora Maria Isabel de A. M. Barbosa – Belinha (PMDB) enviou requerimento ao Executivo Municipal e à Secretaria Municipal de Saúde pedindo informações relativas a ações contra a gripe A/H1N1, questionando quando se inicia a campanha de vacinação, quais grupos que serão beneficiados primeiramente, qual a porcentagem da população a ser beneficiada e quais outras medidas serão tomadas para evitar surto no município, explicando que a doença, transmitida por vírus, se propaga rapidamente através de contato com objetos contaminados, saliva ou secreção respiratória, e com a chegada do outono e a mudança no clima, doenças respiratórias castigam a população, principalmente crianças e idosos.

São Paulo, estado vizinho e visitado por muitos munícipes, já se encontra em estado de alerta devido ao número elevado de pessoas infectadas, antes mesmo da época prevista para a circulação do vírus, com 157 casos confirmados, o que nos obriga a estar atentos e nos prevenir.

“Devido a semelhança dos sintomas com a gripe comum, muitas pessoas não se cuidam e buscam ajuda somente quando a doença se agrava. Devemos ter muita cautela, pois complicações podem levar a morte”, se preocupa Belinha, afirmando que a maneira mais eficaz de prevenção é por meio da vacina.