Vereador Tucura propõe implantação de energia solar nos prédios públicos

Tendo em vista o enorme gasto de energia gerado pelos prédios públicos diariamente e as diversas taxas cobradas pela empresa de fornecimento, o vereador Carlos Roberto Segatto – Tucura (PTB), apresentou ao poder executivo, sugestão para que seja estudada a possibilidade da implantação de um sistema de fornecimento de energia sustentável solar para todos os prédios públicos do município.

A presente proposição sugere implantar uma usina de energia solar baseado na instalação de placas solares em todos os prédios públicos inclusive a câmara municipal. Investimento que talvez de início seja de um valor considerado alto, mas que a longo prazo trará benefícios econômicos e lucrativos inclusive para o meio ambiente.

A própria geração de energia limpa já é uma medida compensatória. Já foi inaugurado no dia 12/12/2019 no estado do Mato Grosso do Sul a primeira cidade solar, que fica localizada no município de Jaraguari-MS e 120 empresas no estado já aderiram e passam a receber a energia renovável que é a energia solar.

Essa proposta não é somente municipal, estadual ou federal e sim mundial, o objetivo é produzir uma energia limpa que não emita gases de efeito estufa. Aqui no estado o Fundo Constitucional do Centro Oeste – FCO, já investiu mais 200 milhões de reais em projetos rurais e industriais de geração de energia. A energia gerada é inserida no sistema e o cliente pode abater o valor na conta mensal. O dinheiro que o empresário economiza pode investir no próprio negócio e movimentar a economia da cidade e do estado.

O comércio hoje já está buscando produtos que são feitos a partir de uma energia e de um processo produtivo sustentável, o município tem a responsabilidade e a necessidade de buscar por alternativas que possam trazer economia e sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação – CMRB