Tucura quer cumprimento de decreto que regula atividades de agentes penitenciários e pede maior efetivo policial

O vereador Carlos Roberto Segatto – Tucura (PTB) teve aprovado requerimento endereçado ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, solicitando o cumprimento do decreto n° 15.629, de 4 de março de 2021, que regulamenta as atividades de guarda externa dos presídios, custódia hospitalar e de escolta e transporte de presos no âmbito da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN-MS),

Devido ao grande aumento de assaltos, atentados contra a vida, perturbação do sossego, nos encontramos em uma situação de total preocupação.

Com a falta de policiais nas ruas do  município os crimes estão se tornando rotina, os poucos policiais aqui lotados, se desdobram para atender todas as necessidades da população, sendo que muitas das vezes nem é possível realizar o socorro de imediato devido esse número reduzido de agentes.

Além disso tem, por exemplo, policiais militares que fazem a escolta dos detentos que se encontram em isolamento no hospital, desfalcando mais ainda o efetivo de atender as ocorrências de urgência do município.

“Por esse motivo peço que faça valer o decreto acima citado, para que os agentes penitenciários exerçam as atividades de guarda externa, custódia hospitalar e de escolta e transporte dos detentos se necessário”, finalizou o vereador.

Aumento do efetivo policial

Tucura também teve aprovado outro requerimento ao secretário de segurança do Estado, onde solicita o aumento do efetivo da Polícia Militar, investigadores e atendimento de perito papiloscopista em Rio Brilhante.

A segurança pública é, com certeza um assunto desafiador para todos os gestores e não apenas pelo aumento da criminalidade, mas também pelo número reduzido de policiais e viaturas nas ruas. Rio Brilhante possui aproximadamente 38 mil habitantes, o que significa que é um município considerado médio, mas com grandes índices de criminalidade e que vem aumentando a cada ano.

O número de homicídios, furtos, roubos e agressão contra a mulher que vem ocorrendo está gerando cada vez mais insegurança e entristecendo a população que acaba ficando descontente com o município e consequentemente com o estado, pela falta de segurança. Com um sentimento de impunidade, os crimes aumentam e muitas vezes os processos investigatórios acabam sendo relegados, sem conclusão, por falta de maior efetivo.

“Precisamos reforçar a nossa segurança com mais policiamento ostensivo e por sua vez com melhores armamentos, viaturas e oferecendo as condições necessárias para que esses agentes possam desempenhar sua função com extrema capacidade de combate contra o crime”. afirmou.

Assessoria de Comunicação – CMRB