Vereador Sérgio Silva cobra mais cuidados com animais abandonados

O Vereador Sérgio Lopes da Silva – PSDB, com assento nesta Casa Legislativa, apresentou na Sessão da última segunda-feira uma Indicação a qual foi aprovada por unanimidade pelos Pares, solicitando ao Executivo Municipal, Instituir o controle de natalidade de cães e gatos mediante o emprego de esterilização cirúrgica, com ênfase aos animais resgatados pela “Associação Amiga do Mundo Animal”.

Sérgio explica que a superpopulação canina e felina pelas ruas da cidade é uma realidade constante nos dias atuais. O número de animais abandonados é alto, além de crescente a cada ano. Estes animais abandonados além de indefesos e famintos perambulam pelas ruas sem qualquer tipo de assistência, sendo muitas vezes vítimas de crueldade e atos desumanos, descumprindo assim as exigências do bem estar animal, que pela legislação vigente, é de direito de todo e qualquer animal.

Ainda deve-se enfatizar que a população de animais abandonados constitui um grave problema de saúde pública. A falta de controle do crescimento da população e o manejo impróprio de cães e gatos, podem determinar uma série de problemas, como agressões à população humana, poluição ambiental e principalmente a transmissão de zoonoses.

As conseqüências das agressões dos animais em seres humanos, são acidentes de trânsito nas vias públicas, infecções, traumas psíquicos, ferimentos leves ou graves, mutilações e até óbitos. Por outro lado, cidades que não possuem um programa de controle populacional efetivo registram três vezes mais mordeduras quando comparadas às cidades que desenvolvem tais programas, e conseqüentemente um maior registro de doenças associadas, como a raiva canina, o que desencadeia em gastos na saúde, prevenção (vacinação de indivíduos expostos) e tratamento.

A leishmaniose é outro problema de saúde pública que tem atingido muitos estados do território brasileiro, inclusive Mato Grosso do Sul. Na epidemiologia dessa zoonose, o cão atua como principal reservatório do protozoário em áreas urbanas. Já a leptospirose, no Brasil, tem incidência aumentada principalmente no verão em decorrência de chuvas e alagamentos de áreas urbanas. Os cães podem adquirir a infecção pela convivência com cães contaminados. As atitudes para mudanças deste cenário não devem ser isoladas ou apenas dependentes do poder público, entretanto, é necessário iniciá-lás. Apesar da Vigilância Sanitária já disponibilizar gratuitamente a medicação inibidora de estro para cadelas e gatas, o problema está longe de ser solucionado.

“Proponho então, a instituição de um projeto de lei que institua a política de esterilização de cães e gatos em ações conjuntas da Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária”, acrescentou o Vereador.

O Vereador Sérgio destaca ainda que, este projeto terá como objetivos específicos: Reduzir a quantidade de animais abandonados em vias públicas, estabelecer um programa de castração dos animais do município de Rio Brilhante, realizar ações de caráter educativo que promovam os cuidados com estes animais sensibilizando a comunidade para que contribuam no controle desta população, promover o bem-estar animal, controlar zoonoses e diminuir a ocorrência de acidentes envolvendo animais na rua.