Vereador Nô sugere criação de Programa de Saúde do Homem

Vereador Nô sugere criação de Programa de Saúde do Homem

O vereador José Maria Caetano – Nô (DEM) teve aprovada indicação endereçada ao Prefeito e à Secretária Municipal de Saúde, sugerindo a criação do Programa Municipal de Saúde do Homem.

Considerando que a maioria dos homens que buscam atendimento de saúde já o procuram quando sua condição está a nível secundário, necessitando de especialistas, e para diminuir os agravos à saúde masculina, é importante e necessário qualificar a atenção integral desta população na perspectiva de linhas de cuidados por um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação de sua saúde.

Em função de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, enfisema pulmonar, etc, a diferença dos números de atendimento ao serviço de saúde entre homens e mulheres é alarmante. São somados agravantes como tabagismo, alcoolismo, vida sedentária, DST, que acometem de forma geral a população masculina.

“A idéia da criação de um programa voltado especificamente para o homem perpassa por ações que visam ampliar à percepção masculina em relação aos cuidados com a sua saúde e de sua família, de modo a sensibilizá-los para a responsabilidade de cuidar de si, favorecendo o acesso às informações sobre medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que os atingem”, explicou Nô.

Endereço Comunitário

Também de autoria do vereador José Maria Caetano (Nô) – DEM, ao Prefeito e à Secretária de Assistência Social, sugerindo a criação do Endereço Comunitário em Rio Brilhante.

A proposta tem como objetivo facilitar a vida de pessoas que não possuem moradia fixa para que passem ter um endereço postal e assim possam receber correspondências, tirar documentos, se inscrever em cursos, concursos e concorrer a vagas no mercado de trabalho e assim resgatar sua cidadania. “Em qualquer empresa é exigida documentação para o candidato a um emprego como a comprovação de  endereço. Pessoas em situação de rua ou mesmo imigrantes, enfrentam ainda mais dificuldade em conseguir trabalho sem este requisito básico”, argumentou o vereador.

Iluminação pública

Em outra proposição o vereador Nô solicitou ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a viabilização de iluminação pública na Av. Augusto Lopes próximo a Creche do Pró Moradia XV (Bairro Nova Rio Brilhante).

“Além de promover a valorização dos imóveis, contempla e traz conforto e segurança à vida da comunidade”, disse.