Vereador Nô requer implantação da “Sala Lilás” e “Casa da Mulher” em...

Vereador Nô requer implantação da “Sala Lilás” e “Casa da Mulher” em Rio Brilhante

Com o propósito de humanizar os atendimentos especialmente às mulheres vítimas de violência, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Maria Caetano – Nô, em forma de Requerimento Nº 172/2019, solicitou que sejam implantadas no município de Rio Brilhante a “Sala Lilás” e “Casa da Mulher Brasileira”. A proposição foi aprovada por unanimidade na sessão legislativa desta segunda-feira, 10/02. Após, foi encaminhada às autoridades competentes do executivo e judiciário do município e do estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo o parlamentar, a implantação da Sala Lilás tem o objetivo não só de melhorar os atendimentos como também acolher as crianças, meninas e mulheres vítimas de qualquer tipo de violência física ou sexual, com mais conforto e privacidade, e é composta por policiais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras para realizar os atendimentos especializados. A Casa da Mulher terá a finalidade de preservar a vítima de violência que muitas das vezes não possui um lugar seguro para ficar após as agressões, a Casa da Mulher é a garantia de um lugar adequado com a acomodação necessária para a mulher passar uma noite confortável e tranquila, esse importante serviço poderá ser realizado em parceria com o Conselho Tutelar.

A ideia do autor da proposição, Nô, que as casas funcionam ao lado da própria Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante/MS, facilitando assim o atendimento.

Autoridades reunidas para tratar do assunto

No mês de dezembro de 2019 o chefe do Legislativo já esteve reunido com a Dra Kelly Cristina Monteiro Dias Titular da Vara do Trabalho de Rio Brilhante e com os delegados de Polícia Guilherme Sarian e Alexandre Neves da Silva Junior e a advogada Ivete dos Santos, para tratar desse assunto.

“Sabemos que quanto mais pessoas engajadas nesta missão, teremos mais facilidade, e foi pensando nisso que estamos unindo forças para buscarmos esse apoio, tenho certeza que teremos esse apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Donato Lopes, e do Governo do estado na pessoa do Sr Reinaldo Azambuja, para que possamos tornar realidade este projeto”, destacou Nô.

Todos os vereadores citaram da importância da instalação tanto da Sala Lilás quanto da Casa da Mulher Brasileira no município, lembrando que essas casas de apoio existem em várias delegacias do país. “A Casa da Mulher Brasileira tem levado esperança aos que lutam pelo fim da violência doméstica contra a mulher. Visto que no momento em que a vitima toma coragem de denunciar ela necessita de um local apropriado e confortável, é neste sentido que queremos implantar essas unidades no município”, disse a vereadora Juraci.

“Dessa forma, necessitamos do apoio das autoridades em destaque, pois sem a interferência das mesmas não será possível a implantação e realocação para o atendimento necessário, pedimos encarecidamente empenho para as devidas providencias”, ratificou Nô.

Assessoria de comunicação – CMRB