Vereador Nô propõe parceria para criação de usina geradora de energia a...

Vereador Nô propõe parceria para criação de usina geradora de energia a partir do lixo.

O presidente do Poder Legislativo rio-brilhantense, vereador José Maria Caetano – Nô (DEM), na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (27), propôs ao prefeito municipal envidar esforços para instalação de uma usina termoquímica de geração de energia a partir do lixo, ou, a construção de um aterro sanitário. Com o intuito da revogação da lei 2.068/2018 que instituiu a taxa de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos, no município de Rio Brilhante. A ideia do parlamentar é fazer parceria entre os Governos  federal e estadual, prefeitura municipal e a câmara de vereadores.

Nô citou na justificativa, que o principal objetivo da proposição, é amenizar o grande problema enfrentado pelo lixo produzido no município e na região, para isto está sugerindo a instalação da usina termoquímica, ou o aterro sanitário. “A queima dos resíduos sólidos gerará a energia, uma das grandes vantagens e acabar com o lixo produzido em nosso município, a ideia surgiu depois de conhecer a usina da cidade de Boa Esperança em Minas Gerais.

A usina sugerida, usaria o resíduo sólido (lixo) como forma de combustível, gerando um gás que alimenta a caldeira e gerando assim a energia, além de acabar com o lixo produzido no município e região, abrindo novos empregos, e a taxa de lixo seria revogada, uma vez que não seria mais necessário esse tipo de cobrança, pois não haveria necessidade do deslocamento do lixo para fora da cidade.

Quanto ao aterro sanitário, o legislador acredita ser outra sugestão encontrada para dar uma finalidade ao lixo produzido, e da mesma forma da usina, estaria gerando empregos e resolveria a problemática do lixo, que tem sido um dos principais assuntos entre os munícipes da cidade, disse Nô.

Assessoria de comunicação – CMRB