Vereador Nô pede melhorias para população

Iluminação para Rua da Consolação

O vereador José Maria Caetano de Souza – Nô (DEM), apresentou indicação ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Infra estrutura, sugerindo que seja viabilizada iluminação pública na extensão da Rua da Consolação,  corredor de acesso ao Pró Moradia XIV e XV.

“ É importante salientar que a iluminação, além de promover o desenvolvimento do município, representa de forma efetiva a valorização dos imóveis. Solucionar o problema de iluminação deste conjunto habitacional possibilitará maior qualidade de vida às famílias ali residentes”, justificou o vereador.

Campanha de prevenção da obesidade infantil e na adolescência

Também de autoria do vereador Nô, foi aprovada indicação ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Saúde, pedindo o estudo da possibilidade de implantar campanha com o tema “A prevenção da obesidade na infância e adolescência” nas escolas públicas.

O vereador salientou que um ponto relevante sobre a prevalência da gordura corporal excessiva na infância refere-se à precocidade com que podem surgir efeitos danosos à saúde, além das relações existentes entre obesidade infantil e sua persistência até a vida adulta.

“Com uma campanha abordando este tema podemos mudar a alimentação desses jovens e combater várias doenças que poderiam ocorrer pelo sobrepeso”, explicou Nô.

Exame de vista para alunos do município

Nô foi autor ainda de outra proposição aprovada nesta última sessão ordinária, solicitando também ao Prefeito Municipal e à Secretária de Saúde, a implantação de exame oftalmológico em escolas públicas.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de abandono escolar são ligados a problemas de visão apresentados pelos alunos; 30% das crianças possuem algum tipo de doença nos olhos e 20% dessas precisam de óculos. É recomendado fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de dificuldade em enxergar, como dor de cabeça frequente, olhos avermelhados ou não enxergar algumas cores, por exemplo.

“Haja vista que a dificuldade para enxergar pode atrapalhar a vida escolar e pessoal de vários alunos que não possuem condições ou não sabem da necessidade de fazer tal exame, implantando esse benefício nas escolas públicas estaríamos não só ajudando esses jovens como investindo no futuro de nossa cidade e país”, encerrou o vereador.