Vereador Nô participa de Seminário sobre capacitação em gestão pública

Palestrante Marisa Serrano – Foto Roberto Araujo TCE-MS

O Presidente do Legislativo Rio-brilhantense, José Maria Caetano de Sousa – Nô, (DEM), esteve na última sexta (30) na cidade de Dourados participando de Seminário sobre, Capacitação em Gestão Pública, com o projeto “Tecendo o Desenvolvimento Regional”, do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que está atuando juntamente com gestores municipais pela efetividade na aplicação do dinheiro público.

O evento tem como objetivo principal melhorar a atuação parlamentar, visando o aperfeiçoamento e a transparência na gestão Pública, auxiliando como investir bem cada centavo arrecadado, o projeto reuniu gestores municipais das cidades de Rio Brilhante, Caarapó, Juti, Douradina, Maracajú, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Sidrolândia, Itaporã, Vicentina e Jateí. A conselheira Marisa Serrano, responsável pela jurisdição que engloba esses municípios, destacou a importância dos investimentos na educação e no bom desempenho.

Na palestra de abertura, a conselheira Marisa Serrano destacou a importância do trabalho preventivo para o controle das contas públicas. Um exemplo é a auditoria concomitante que é realizada no mesmo momento em que ocorre a despesa. Por isso, quando há indícios de irregularidades, o Tribunal tem como agir imediatamente, muitas vezes até, evitando que o dano ocorra, e, quando constata que já houve desvio de recursos, é possível exigir do gestor a correção dos atos.

A conselheira Marisa Serrano apresentou aos gestores presentes o projeto de auditoria concomitante na educação. “Começamos com a educação porque é um dos maiores orçamentos dos municípios e esse dinheiro tem que ser bem investido. Precisamos garantir às nossas crianças o direito a uma boa educação, porque sem educação nós não vamos mudar esse País,” enfatizou Marisa.

O presidente da Câmara de Vereadores de Rio Brilhante, Vereador Nô, afirmou ter ficado bastante satisfeito com a iniciativa do TCE-MS. “Quando eu cheguei aqui me surpreendi com a palestra da conselheira Marisa Serrano, que tratou de vários temas que implicam nas condições da gestão pública nos nossos municípios, como a educação, a qualidade do ensino, o transportes, a merenda.  Estou muito contente com a palestra, vai ajudar muito”. Disse Nô.

O corregedor geral do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, representou nessa edição o Presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves, e enfatizou a importância que o projeto tem na capacitação dos gestores para uma administração pública eficiente e efetiva.  “O TCE-MS está propondo aos prefeitos Termos de Ajustamento de Gestão (TAG), uma ferramenta fantástica porque dá a oportunidade para que os gestores corrijam os problemas apontados pelas auditorias concomitantes. E, se não quiser, o prefeito não é obrigado a assinar,”  disse.

Assessoria de comunicação  CMRB – colaboração do TCE-MS