Vereador Marlão sugere ecopontos para descarte de recicláveis na área rural

O vereador Marlos Augusto Joris – Marlão (PR), sugeriu ao prefeito Donato Lopes; ao secretário de Infraestrutura,  Antônio Lino Barbosa Neto; ao secretário de Desenvolvimento, Rui Sichinel e ao gerente da ARARB – Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos de Rio Brilhante, Edson Odair Figueiredo, análise da possibilidade de realizar levantamento de locais estratégicos nos assentamentos do município, para implantação de  ECOPONTOS destinados ao descarte de lixo reciclável e embalagens de agrotóxicos, com coleta mensal e destinação adequada.

A presente indicação tem por objetivo atender os assentamentos e pequenas propriedades rurais do município com locais específicos para descarte dos materiais recicláveis produzidos por essas comunidades, com a coleta mensal por parte da prefeitura, em parceria com a ARARB (Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos de Rio Brilhante), visando a destinação correta desses materiais.

“Sabemos que os produtores rurais têm por obrigação o recolhimento e transporte de embalagens vazias de agrotóxicos até a Ararb, porém, nem todos os pequenos produtores possuem condições para tal ação, por diversos motivos como, por exemplo, a falta de transporte”, lembrou o vereador.

Marlos ressaltou que a ARARB já promoveu ações neste sentido. Pequenos produtores puderam devolver suas embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias por meio dos recebimentos itinerantes. As ações consistem na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento  como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores. A iniciativa tem o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e é fundamental para aumentar a capilaridade do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Mas além das embalagens de agrotóxicos, há de se considerar os demais materiais como garrafas pet, sacolas plásticas, papelões, latas entre outros, que por vezes são enterrados ou queimados por falta de opção de descarte adequado, causando danos ao meio ambiente.

Assessoria de comunicação – CRMB