Vereador Marlão quer programa de conscientização contra doenças sexualmente transmissíveis em Rio Brilhante

Com o intuito de conscientizar especialmente a população jovem quanto a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o vereador Marlos Augusto Joris – PR, apresentou nesta segunda-feira, 28, Indicação Nº 153/2018, endereçada ao setor competente da municipalidade, para que seja instituído no municipio o programa “Vamos Combinar” que objetiva a prevenção de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, DSTS e AIDS, entre os jovens do município de Rio Brilhante.

Segundo justificativa do pedido, o vereador explica que a ausência de orientação por parte da família e outros fatores, tem resultado na prática de relações sexuais sem nenhum conhecimento das conseqüências, como a gravidez indesejada e até mesmo o contagio de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Marlão alerta que a melhor forma de se prevenir uma gravidez e principalmente o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis é com o uso da camisinha. Outro método anticoncepcional é a pílula que é de baixa dosagem, pois possui menos efeitos colaterais.

“O objetivo do Projeto ora sugerido seria desenvolver ações de cidadania e promover o diálogo com a população jovem; promover a capacitação de profissionais de saúde, professores e coordenadores pedagógicos sobre a prevenção da gravidez indesejada e DST, incluindo a incorporação do tema ao projeto político-pedagógico das escolas de ensino médio e fundamental, entre outras ações”, destacou Marlos Joris.