Vereador Marlão presta homenagem ao Sindicato Rural de Rio Brilhante

Vereador Marlos ladeado por Luciano e Volnete

Em Sessão Legislativa realizada na noite desta segunda-feira (12), o Vereador e 1º Secretário da Câmara Municipal Rio-brilhantense, Marlos Augusto Joris -PR, contando com o apoio de todos Parlamentares, prestou Moção de Aplauso ao Sindicato Rural de Rio Brilhante, na pessoa do Sr Luciano Manfio, Presidente do Sindicato, em virtude da construção e inauguração da EQUO RIO, Centro de Equoterapia.

A homenagem foi extensiva também ao Sr Roberto Lago, Presidente da Equo Rio e Presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Brilhante), ao Senhor Luis Otávio Brito Fernandes, Vice-presidente da Equo Rio e Sra Volnete Inês Aléssio Matos, Tesoureira da Equo Rio.

Marlão citou que a homenagem é justa e merecida pelos relevantes serviços que o Sindicato tem prestado pelo município de Rio Brilhante, em especial com o trabalho de Equoterapia, onde atende hoje cerca de 40 pacientes com necessidades especiais, principalmente alunos da APAE. É uma ação pioneira de grande alcance social e que merece ser reconhecido.

O Vereador fez questão de parabenizar também todos os voluntários e profissionais envolvidos no projeto, alem do Presidente Luciano Manfio pela conclusão da obra, Roberto Lago, Presidente da Equo Rio e da APAE que juntamente com a então presidente do Sindicato, Volnete Aléssio iniciaram em 2011 este trabalho, e ao Luis Otávio, que deu seqüência ao projeto em sua gestão na presidência da entidade.

Conheça o Projeto da EQUO RIO

O Sindicato Rural de Rio Brilhante é pioneiro e inovador na região. O projeto de Equoterapia teve início quando o presidente da APAE na época Sr. Roberto Lago, vendo a necessidade dos alunos e de um local apropriado para fazerem os trabalhos específicos da equoterapia entrou em contato com a então presidente do Sindicato Rural, Sra. Volnete Aléssio, onde os mesmos foram em busca de informações para dar início ao projeto. Após passar por muitas dificuldades e por vários desafios o projeto conseguiu ser implantado no ano de 2011 ainda sem muitas informações e técnicas.

A partir daí, o Sindicato passou a contar com o apoio de parceiros importantes como a Polícia Militar de Rio Brilhante, por meio do então Tenente Aldo Benevides, Prefeitura Municipal, produtores rurais com a cedência de animais, Rodrigo Blanco, veterinário do SENAR e da Polícia Militar do Estado que se disponibilizou e trouxe informações e orientações ao projeto, como a realização de um curso em Brasília na ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia).

Em 16 de Dezembro de 2011 foi regulamentado um estatuto e formada a diretoria da Equo Rio, com a presença de toda equipe, pais, alunos da APAE, pessoas da comunidade e autoridades da PM de MS. A aula inaugural foi no dia 10/04/2012.

Atualmente as atividades são realizadas todas as terças e quintas-feiras pela manhã. O Centro de Equoterapia realiza de 30 a 40 atendimentos por semana. Os profissionais atendem pacientes com paralisia cerebral, lesão medular, síndrome de Down, autismo e dificuldades de aprendizagem.  O atendimento é feito aos alunos da APAE, Escolas Municipais e Estaduais, os profissionais que fazem parte desse projeto no total são cinco, 2 fisioterapeutas ( Gabriela e Márcia) , 1 psicóloga (Clarissa) , 1  equitador ( Fábio)  e 1 voluntário ( Adriano) que está em processo de treinamento,  contamos com 2 cavalos disponíveis adestrados e mansos que são fundamentais para o projeto, com o Sr. Francisco Teixeira ( Tratador), Dona Maria que prepara o lanche das crianças e com o apoio do Sindicato Rural que oferece as baias, alimentação para os animais e o equitador.

Os resultados que já são observados através dessa iniciativa com a notória melhoria física, psicológica e social, autoconfiança, auto-estima e aumento da iniciativa de autocontrole dos praticantes, resultados alcançados por meio do movimento tridimensional dos animais.

A Associação de Equoterapia de Rio Brilhante tem como finalidade prestar atendimento sem fins lucrativos a pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais.

Em 2016 a diretoria do Sindicato Rural tendo como presidente o Sr. Luís Otávio assumiu o compromisso de iniciar a construção da sede da EQUO RIO, com instalações modernas e adaptadas aos praticantes dando maior comodidade e conforto através de um projeto doado e executado pela arquiteta Aline Ross, contado ainda com o apoio da prefeitura municipal que cedeu a  área com a exclusiva finalidade da construção, executada totalmente com recursos do Sindicato.

Já em 2017 na presidência do Sr. Luciano Manfio foram dados os retoque finais e finalizada a construção do tão sonhado Picadeiro, que foram inaugurados.

“Importante neste momento, também citar aqueles que fazem parte da diretoria da Equo Rio para conhecimento de todos e também parabenizá-los pela dedicação, desprendimento e voluntariado: Roberto Lago (Presidente); Luis Otávio Brito Fernandes (Vice-presidente); Volnete Inês Aléssio Matos (Tesoureira); Meliton da Silva (2º tesoureiro); Cristiane Elis Kunz (1ª secretária); Rosangela Bisognin (2ª secretária); Nilo de Souza Azambuja (Diretor social); Fernando Lemes de Oliveira (Diretor de patrimônio). Conselho Fiscal: Aldo de Souza Benevides; Ledônio Aléssio; Santo Evanildo Melo Cacildo; Jucinéia dos Santos Moraes Lago e Márcia Solange Rocha Azambuja,” destacou Marlos Joris.