Vereador João Pedro solicita aparelho de tomografia para hospital de Rio Brilhante

Vereador João Pedro – foto/arquivo
João Pedro Alves, vereador do PMDB com assento nesta Casa de Leis, teve requerimento aprovado na última sessão ordinária e encaminhado para Senadora da República Simone Tebet, ao Deputado Estadual Eduardo Rocha e aos Deputados Federais Carlos Xavier Maril e Geraldo Resende, pedindo viabilização de um aparelho de tomografia computadorizada para Associação Beneficente do Município de Rio Brilhante (hospital).

Em sua justificativa, o vereador disse que recebeu ofício da direção da Associação Beneficente de Rio Brilhante, solicitando empenho junto ao Governo do Estado no sentido de providenciar aparelho de tomografia computadorizada para atender a demanda do município de Rio Brilhante.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, são encaminhados para Dourados aproximadamente 30 pacientes por mês para realizar exames de tomografia, sendo que desses 30, em média 10 são mantidos pelo SUS, ou seja, os outros 20 são pagos pela Secretaria de Saúde do Município. Uma Tomografia Computadorizada custa hoje em média R$ 500,00, sendo assim o município gasta aproximadamente R$ 10.000,00 por mês para atender os pacientes que precisam realizar o exame de tomografia com urgência.

“É importante ressaltar que mesmo com os 30 atendimentos mensais, o município possui ainda uma lista de 150 pacientes, na fila de espera para realizar o exame”, disse João Pedro, explicando ainda que, em caso de acidentes graves em que o paciente precise da tomografia no momento, o aparelho mais próximo fica no município de Dourados, localizado à 65km de Rio Brilhante, aproximadamente 50 minutos, e esseperíodo pode ser o tempo para perder uma vida.

Monitoramento urbano

Também de autoria do vereador João Pedro, foi aprovado requerimento instando ao Deputado Federal Geraldo Resende Pereira a viabilização de recursos para a implantação do sistema de vídeo monitoramento urbano no município de Rio
Brilhante, visando em sua implantação a parceria entre a Prefeitura Municipal e órgãos de segurança pública do município, afim de melhorar e modernizar os mecanismos de controle de segurança da cidade.

“Diante o alto índice de criminalidade em nosso município, há a necessidade de implantarmos este novo projeto de segurança, denominado sistema de vídeo monitoramento, que tem como maior objetivo fazer uma gestão mais eficiente, de forma preventiva, diminuindo a criminalidade e aumentando a segurança da população urbana”, explicou o vereador.
O sistema de vídeo monitoramento urbano prevê a instalação de diversas câmeras de vídeo monitoramento, instaladas em diversos pontos urbanos previamente estudados e apontados pelos órgãos de segurança, em postes especiais confeccionados para este fim, com comunicação de rede sem fio, proporcionando baixo custo e a possibilidade de um reposicionamento futuro, caso necessário, visando que as ocorrências possam migrar para locais onde não haja a violência.
A partir do diagnóstico apontado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, observou-se em dados quantitativos que a implantação de tal projeto diminuiu as ocorrências no período de 1 ano em: furto, 50%; roubo, 50%; assassinato, 70%; e lesões corporais, 60%. Com a instalação desses equipamentos haverá também reforço em relação aos acidentes de trânsito, permitindo novas ações e consequentemente a diminuição do índice desses acidentes.