Vereador João Pedro homenageia Binho Leitão e Selma Lemos dos Santos com...

Vereador João Pedro homenageia Binho Leitão e Selma Lemos dos Santos com nome de ruas

Aprovado em segunda votação na sessão do último dia 16 o Projeto de Lei Ordinária 20/2020 de 28/09/2020 de autoria do Vereador João Pedro Alves – MDB

A Rua Projetada 02, localizada no Bairro Antonia de Souza Barbosa, passa a denominar-se Rua João Batista Leitão; a Rua lateral, prolongamento da Avenida Prefeito Theofanes Barbosa de Moraes, passa a denominar-se Rua Selma Lemos dos Santos.

João Batista Leitão (Binho Leitão) como era chamado carinhosamente por seus amigos e familiares, nasceu em 24 de junho de 1941. Binho era filho de Rio Brilhante, casado com Ercilia, pai de 4 filhas avô de 9 netos e 3 bisnetos.

Binho Leitão foi uns dos pioneiros na plantação do arroz irrigado no município, em meados de 2003 trocou a lavoura pelo comércio. Foi proprietário da lanchonete ki Delicia, por mais de 10 anos. Quando conseguiu sua tão sonhada aposentadoria, Binho voltou a mexer com a terra, dessa vez na produção de mandiocas. Era visto todos os dias com seu trator circulando pela cidade e cuidando de suas lavouras.

Sua grande paixão era a pesca, pescaria com a família era o que lhe motivava e lhe alegrava. Gostava muito de bailes e de dançar um bom chamamé. Mesmo com seus 70 anos sempre foi muito ativo.

No ano de 2017 teve um AVC isquêmico, perdeu a mobilidade do lado direto do corpo. Isso lhe roubou suas grandes paixões: a pesca, o trabalho e a dança! Faleceu em 06 de novembro de 2018.

Binho Leitão prezava muito a família e as amizades, seu lema era aproveitar a vida. Não deixou heranças ou bens financeiros, mas deixou o mais importante,  sua perseverança, sua alegria, sua vontade de viver e suas histórias para serem lembradas por várias gerações.

Selma Lemos dos Santos, filha de Sebastiana Lemos dos Santos nasceu no dia 29 de Setembro de 1972 em Chapada do Norte – MG. Teve três filhos: Dienifer Izamara, Dhonatan Alfaete e Dorailton Antônio. Filha caçula de uma família de seis irmãos, Selma veio para Rio Brilhante aos 17 anos junto com sua mãe, em maio de 1989 a convite de João Raimundo seu irmão mais velho e com a ajuda do Sr. Wilson Aparecido Alves.

Foi uma das primeiras mulheres a trabalhar no corte de cana-de-açúcar da Usina Passa Tempo onde permaneceu por muitos anos.

Sempre com muita luta e determinação ela nunca mediu esforços para dar uma vida melhor para sua mãe e seus filhos, no final de 1998 juntamente com sua mãe iniciou as atividades como produtora rural no assentamento Fortuna I e através da agricultura e pecuária garantia o sustento para sua família. Trabalhou também como operadora de máquinas na usina BioSev e Santa Luzia.

Sempre teve consigo o senso de justiça e vontade de ajudar as pessoas, com isso no pleito de 2003 foi candidata à vereadora neste município.

Selma faleceu aos 42 anos no dia 24 de maio de 2015 vitima de um trágico acidente de transito.