Vereador Mario Cesar Furlan – PMDB

Vereador Mario Cesar Furlan – PMDB

17            Nascido em Irapuru /SP. Filho de Antônio Furlan e Leonilda Salvadego Furlan, casado com Dalva Maria de Souza.

       Fez Graduação em Ciências e Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra” em Dracena/SP e Pós Graduação – LATU SENSU em METODOLOGIA DO ENSINO na Unigran em Dourados/MS

       No campo profissional atua como professor concursado pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

       Chegou a Rio Brilhante em 1988 lecionando aulas de matemática nas escolas públicas municipais e estaduais, como professor convocado.

       Após aprovação em dois concursos públicos pela Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, passou a atuar apenas na Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa.

       Na referida escola dedicou exclusivamente sua vida profissional, sendo coordenador pedagógico, diretor adjunto e diretor da unidade escolar por 18 dezoito anos.          A cada mandato de três anos sempre houve eleição, em que votam: professores, administrativos, pais e alunos maiores de 12 anos. Sendo que para concorrer à eleição é necessário ser aprovado em uma prova elaborada pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Foram seis eleições em que recebeu o apoio e a confiança da comunidade escolar da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa.   Durante sua gestão a escola recebeu a primeira quadra esportiva coberta, com verbas conseguidas através do MEC. Recebeu três vezes o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, prêmio este que se avalia: gestão pedagógica, administrativa e financeira, sendo um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. Destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas públicas brasileiras, tendo como objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino. Em cada premiação era escolhida a melhor escola pública de cada estado. A Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa de Rio Brilhante/MS representou nosso estado três vezes. E em uma dessas premiações o diretor da escola, professor Mário César Furlan, recebeu também como prêmio, uma viagem de estudos aos Estados Unidos da América do Norte, por 15 dias. Foi uma experiência ímpar, conhecer realidades completamente diferentes das nossas, vivenciar experiências maravilhosas e sonhar que algum dia nossa EDUCAÇÃO possa ter um pouco mais de qualidade.

       A busca por melhorias, principalmente na qualidade do ensino nunca parou, aos poucos, correndo atrás de Emendas Parlamentares, conseguiu montar o Laboratório de Informática e reestruturar a Biblioteca, adquirindo novos livros, pensando nos Projetos de Leitura e nos alunos do Ensino Médio que precisavam se preparar para o vestibular. O incentivo pelas modalidades esportivas sempre foi um dos pontos fortes da escola e sendo assim, é destaque continuamente nos Jogos Escolares realizados no município. O Handebol da Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa é referência estadual, recebendo diversos prêmios.    A escola se destaca pelo aumento constante do índice do IDEB, e tendo anualmente muito sucesso nos vestibulares que seus alunos prestam nas universidades públicas e particulares. Com a colaboração constante da APM – Associação de Pais e Mestres, Professores e alunos idealizaram colocar aparelhos de ar condicionado nas salas de aula. Fizeram rifa de uma moto e colocaram aparelhos de ar condicionado em seis salas de aula. Posteriormente, repetiram a mesma promoção e toda a escola ficou climatizada. Depois de muitas idas e vindas à Secretaria de Estado de Educação/MS e perambulando pelos gabinetes de Deputados Estaduais e Federais, em busca de recursos para a tão sonhada reforma geral da escola, em agosto de 2012 iniciou a obra no governo do então governador André Puccinelli, com verbas oriundas do MEC e governo do Mato Grosso do Sul. Hoje a escola tem: 16 dezesseis salas de aula, sendo oito equipadas com lousa digital, 06 laboratórios (Química, Física, Matemática, Biologia e dois de Informática), 02 quadras cobertas, sendo uma com arquibancada.

Mário César Furlan foi eleito vereador pelo PMDB para o mandato 2017/2020, obtendo 624 votos para trabalhar em prol da população de Rio Brilhante que o acolheu e adotou como cidadão rio-brilhantense.