Vereador Adão propõe reativação de fábrica de blocos de concreto para utilização em pavimentação

Por meio de indicação ao poder executivo o vereador Adão Evandro Pereira Leite (PTB) sugeriu a reativação da fábrica de manilha localizada no parque industrial, bem como, seja fabricado blocos de concretos, e que esses blocos sejam utilizados para construção de asfalto no município, em especial, no próprio parque industrial, através de uma parceria entre o município e as indústrias/empresas ali instaladas.

O vereador, em sua justificativa, disse que em média, o preço do asfalto no Brasil teve alta superior a 60% no acumulado de 2018. Houve estados em que a tonelada variou 72% em 12 meses, como é o caso do Ceará. Isso inviabiliza o uso do material para a pavimentação urbana e estimula o pavimento intertravado de concreto em ruas, avenidas, praças, ciclovias e estacionamentos. Outro fator que favorece a utilização de elementos pré-fabricados é a questão ambiental. Além da menor emissão de CO2, em comparação com o asfalto, a permeabilidade do material possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo.

Mais um ponto favorável está relacionado à reflexão da luz do pavimento intertravado, o que permite que as prefeituras economizem recursos com a iluminação pública. Também há vantagem quando o espaço público precisa passar por manutenção ou por alguma intervenção que exija a instalação de tubulações de água, gás ou energia elétrica. Os blocos podem ser removidos e reinstalados sem a necessidade de quebra do piso, o que evita a geração de resíduos sólidos e economiza insumos para sua recomposição. Além disso, o piso intertravado é o único que permite liberar imediatamente o tráfego de veículos e pedestres, depois de instalado ou reinstalado.

Atualmente, esse tipo de pavimento oferece peças de resistências adequadas ao tráfego leve de veículos e pessoas (35 MPa) e também peças de maior resistência (50 MPa), que permitem suportar cargas de algumas toneladas. Nos Estados Unidos e na Europa, portos e aeroportos já priorizam o pavimento intertravado, e isso já começa a ser predominante também no Brasil.

“Pela somatória de todas essas vantagens, o piso intertravado de concreto é a melhor opção disponível a projetistas, construtores, órgãos públicos em termos de custo/benefício, econômico, técnico e ambiental”, avalia o vereador Adão.

A pavimentação asfáltica no Parque Industrial poderá ser realizada emparceira público-privado, onde as empresas arcariam com os custos da fabricação dos blocos e o município com a realização da obra. E  ainda, para maior economia, solicita a realização de convênio entre o Município e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) para utilização de mão-de-obra de presos em regime semi-aberto e aberto que cumprem pena em na comarca do município.

Assessoria de comunicação – CMRB