Vereador Adão propõe reativação de fábrica de blocos de concreto para utilização...

Vereador Adão propõe reativação de fábrica de blocos de concreto para utilização em pavimentação

Por meio de indicação ao poder executivo o vereador Adão Evandro Pereira Leite (PTB) sugeriu a reativação da fábrica de manilha localizada no parque industrial, bem como, seja fabricado blocos de concretos, e que esses blocos sejam utilizados para construção de asfalto no município, em especial, no próprio parque industrial, através de uma parceria entre o município e as indústrias/empresas ali instaladas.

O vereador, em sua justificativa, disse que em média, o preço do asfalto no Brasil teve alta superior a 60% no acumulado de 2018. Houve estados em que a tonelada variou 72% em 12 meses, como é o caso do Ceará. Isso inviabiliza o uso do material para a pavimentação urbana e estimula o pavimento intertravado de concreto em ruas, avenidas, praças, ciclovias e estacionamentos. Outro fator que favorece a utilização de elementos pré-fabricados é a questão ambiental. Além da menor emissão de CO2, em comparação com o asfalto, a permeabilidade do material possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo.

Mais um ponto favorável está relacionado à reflexão da luz do pavimento intertravado, o que permite que as prefeituras economizem recursos com a iluminação pública. Também há vantagem quando o espaço público precisa passar por manutenção ou por alguma intervenção que exija a instalação de tubulações de água, gás ou energia elétrica. Os blocos podem ser removidos e reinstalados sem a necessidade de quebra do piso, o que evita a geração de resíduos sólidos e economiza insumos para sua recomposição. Além disso, o piso intertravado é o único que permite liberar imediatamente o tráfego de veículos e pedestres, depois de instalado ou reinstalado.

Atualmente, esse tipo de pavimento oferece peças de resistências adequadas ao tráfego leve de veículos e pessoas (35 MPa) e também peças de maior resistência (50 MPa), que permitem suportar cargas de algumas toneladas. Nos Estados Unidos e na Europa, portos e aeroportos já priorizam o pavimento intertravado, e isso já começa a ser predominante também no Brasil.

“Pela somatória de todas essas vantagens, o piso intertravado de concreto é a melhor opção disponível a projetistas, construtores, órgãos públicos em termos de custo/benefício, econômico, técnico e ambiental”, avalia o vereador Adão.

A pavimentação asfáltica no Parque Industrial poderá ser realizada emparceira público-privado, onde as empresas arcariam com os custos da fabricação dos blocos e o município com a realização da obra. E  ainda, para maior economia, solicita a realização de convênio entre o Município e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) para utilização de mão-de-obra de presos em regime semi-aberto e aberto que cumprem pena em na comarca do município.

Assessoria de comunicação – CMRB