Venizelos quer verificar conteúdo de livros didáticos do Ensino Fundamental

Em requerimento aprovado na sessão de quarta-feira (17), o vereador Venizelos Papacosta Neto – PSL solicitou à Secretaria de Estado de Educação, um exemplar dos livros didáticos utilizados no ensino fundamental nas escolas estaduais.

Embora reconheça que profissionais técnicos e capacitados já fiscalizam o conteúdo pedagógico dos livros didáticos, o vereador considera de suma importância o acesso a esses materiais, sendo possível, em arquivo digitalizado.

Segundo o vereador, a finalidade do pedido é dar transparência dos temas e atividades que serão propostas aos alunos da Rede Estadual. O livro didático é uma fonte de consulta importante para o aluno, por esse motivo, sua linguagem deve ser clara, com um vocabulário adequado. Sendo o ideal que o aluno consiga compreender o texto do livro didático sozinho, ainda mais no período de pandemia aonde os alunos irão novamente voltar com as aulas online.

Quando o professor precisa “traduzir” o que o livro está dizendo aos alunos, esse é um sinal de alerta, além do que é preciso verificar se no material consta conteúdo inapropriado ou inadequado para a faixa etária.

“Sendo este um requerimento do interesse da população que tem me procurado para sanar as dúvidas em relação a educação de seus filhos, solicitamos as providências por parte da Secretaria de Educação do Estado”, concluiu.

Assessoria de Comunicação – CMRB