Tucura propõe criação da Semana do Primeiro Emprego

A preocupação do vereador Carlos Segatto – Tucura (PTB), com o bom encaminhamento de jovens e adolescentes do município no que diz respeito à profissão e trabalho, levou o parlamentar à propor que o Poder Público estude a possibilidade de implantar no município a Semana do Primeiro Emprego.

A idéia é atender os jovens que estão iniciando a jornada em busca de trabalho e buscar orientar da melhor forma possível o caminho a ser tomado.

Em suas justificativas, Tucura explicou que o presente projeto de lei tem como objetivo criar a “Semana Municipal do Primeiro Emprego” a fim de promover palestras, cursos e orientações aos jovens sobre o primeiro emprego, noções de empreendedorismo, testes vocacionais, elaboração de currículo bem como informações sobre como solicitar carteira de trabalho entre outras informações necessárias e pertinentes.

Nos termos da Constituição do Brasil, é dever do Estado assegurar ao jovem o direito à profissionalização bem como promover a sua integração social mediante o treinamento para o trabalho. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O Estatuto da Criança e do Adolescente também prevê que o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho sendo garantida a capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho. Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado anualmente em 24 de abril para destacar a importância de novos profissionais no mercado de trabalho do mundo todo. A data foi instituída para incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência, destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado de trabalho.

Com suas novas idéias, os jovens podem contribuir para a evolução das empresas, servindo também para a descoberta de novos talentos.

“Nosso município conta com alguns projetos, como por exemplo do programa Jovem Aprendiz, que já é de grande incentivo pra impulsionar, capacitar e orientar o jovem trabalhador recém-chegado ao mercado de trabalho. Em virtude disso, a Semana Municipal do Primeiro Emprego busca aprimorar, intensificar e dar maior alcance aos jovens rio-brilhantenses na orientação necessária, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos.

Assessoria de Comunicação – CMRB