Título de Emérito Professor foi conferido pela Câmara

A Câmara Municipal de Rio Brilhante realizou nesta terça-feira, 27, sessão especial onde foram homenageadas as professoras Edite Baungaertner Schimidt e Fabiane Aparecida Fagundes.
O título de Emérito Professor é concedido pela Câmara aos professores que se aposentaram no ano anterior. A sessão foi prestigiada por familiares, amigos e colegas de trabalho das professoras. Gabriela Tiossi Costa representou a secretária de Educação.
Históricos

Fabiane Aparecida Fagundes nasceu em 18 de janeiro de 1967 em Palmitos/SC, mas mudou-se para Mato Grosso do Sul ainda criança.

Neste Estado, constituiu sua família, casando-se com José Marcos Silveira Fagundes, em 26 de julho de 1986, tendo uma filha,  Camila Miotto Fagundes.

Formou-se no magistério em 1985 e em Pedagogia em 1998. Fez pós-graduação em Psicopedagogia Institucional em 2014.

Seu trabalho com na educação iniciou-se em 1985 na Escola Rio Brilhante.

Em 1998 passou a trabalhar na Escola Municipal Prefeito Sírio Borges.

Em 2007 passou a compor a Assessoria Técnica-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, atendendo aos professores do Ensino fundamental I. Permaneceu nesta função até 2016.

Em 2017 retornou à  Escola Sírio Borges, encerrando seu tempo de serviço até sua merecida aposentadoria em 2019.

Atualmente, colabora nos trabalhos sociais da Capela São Francisco de Assis, na Vila Nova Esperança.

Curtindo sua nova etapa de vida, pratica ciclismo amador, o que traz muita saúde e felicidade. Também desenvolve a arte de construir terrários, que são pequenos arranjos em vidro, com plantas ornamentais, para decoração.

Além de dedicar seu tempo a sua casa, família e amigos.

Edite Inês Baungaertner Schmidt, nascida  01/06/1959, em Humaitá RS, filha de Theobaldo Adelmo  Baungaertner e de CatarinaHildegardBaungaertner,, formou-se no ano 1981 , na escola Fernando Ferrari de Humaitá, no magistério de 4 anos e no ano de 1982, iniciou seu estágio na escola da linha João Bamberg, do mesmo município, com alunos do 3º e 4º ano durant         e 4 meses,  contratada como professora do município no mesmo ano. Assumiu  mais 20 horas no ano 1982, na escola  estadual Santos Dumont . Em 1986, casou –se com Herton Afonso Schmidt, em 1989 nasceu Fábio Mateus e em 1996 nasceu  Guilherme Afonso.

Formou – se como Professora de  Língua Portuguesa e literatura brasileira no ano 1997, na FideneUnijuí.

Em 1997,deixou sua terra natal e veio assumir concurso em Rio Brilhante, como professora do 6º ao 9º ano, na escola Euclides da Cunha. Trabalhou na escola Lígia Terezinha Martins, quando esta era municipalizada,  completando a carga horária da Escola Criança Esperança  II  onde começou suas atividades no ano 2000, na qual também atuou como professora coordenadora durante 2 anos.

Nos anos 2013 a 2016,trabalhou SEMED, durante esse período foi orientadora na formação dos professores com o  PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Em 2017, voltou para a escola Municipal Criança Esperança II   onde se aposentou no ano2019.

Durante 13 anos também atuou como professora alfabetizadora na Escola Objetivo.

Sou grata à Deus por tudo , que Deus abençoe a todos. Felicidades!